GPS Brasília comscore

Relações com Maduro e visita a EUA e China: o que Lula quer no Itamaraty

Embaixador Mauro Vieira, futuro chanceler, revela detalhes planos iniciais do presidente eleito para as Relações Exteriores
Nicolas Maduro
Nicolas Maduro, presidente da Venezuela | Foto: Reprodução

Compartilhe:

O futuro chanceler, o embaixador Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira (14), que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o orientou a restabelecer as **relações com a Venezuela** a partir do primeiro dia do novo governo. “_Vamos enviar primeiro um encarregado de negócios para reabrir a embaixada brasileira em Caracas e pretendemos enviar um embaixador em seguida_”, afirmou, em entrevista coletiva no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, onde funciona o gabinete de transição

O embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse presidencial, afirmou que, apesar de o **presidente venezuelano Nicolás Maduro** ter sido convidado para o evento, há ainda a impossibilidade do governante entrar no País, pois isso dependeria de uma autorização do atual governo, que não mantém relações com o país vizinho.

Entre os planos iniciais de Lula para a área diplomática estão viagens oficiais aos Estados Unidos e à China logo nos três primeiros meses no cargo. Segundo Mauro Vieira, o presidente eleito também irá ao encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na Argentina, após tomar posse em 1º de janeiro com a saída do presidente Jair Bolsonaro.

![Itamaraty terá primeira secretária-geral de sua história (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Fabio_Rodrigues_Pozzebom_Agencia_Brasil_itamaraty_15d78f4a8f.jpg)

**Itamaraty**

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou a embaixadora Maria Laura Rocha como secretária-geral do Itamaraty. É a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo de número dois do ministério.

Maria Laura Rocha nasceu em 1955 e ingressou na carreira diplomática em 1978. Ela já foi embaixadora na Hungria e atualmente ocupa o cargo na Romênia. Ela também já ocupou o cargo de chefe de gabinete em gestões anteriores do Itamaraty.

A diplomata já foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e delegada permanente Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura. Vieira também confirmou o ministro Ricardo Monteiro como chefe de gabinete.

**Cerimônia de posse**

O embaixador Fernando Igreja revelou que 17 chefes de Estado confirmaram presença na cerimônia. Até o momento, estão confirmados os chefes de Estado de: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.

Caso todas essas presenças se confirmem, seria a posse com a maior presença de chefes de estado desde redemocratização. Igreja não descartou que haja um número ainda maior. “_O Itamaraty continua recebendo confirmações_”, disse ele.

Em relação à representação dos Estados Unidos, o embaixador disse ainda não haver indicação da embaixada norte-americana sobre quem deverá comparecer à posse. **Há expectativa em torno da vinda da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris**.

Igreja informou ainda que, ao contrário de informações preliminares, **não está descartado o uso do Rolls Royce** tradicionalmente utilizado para o desfile em carro aberto no dia da posse do Presidente da República.

“_O carro deverá estar à disposição da Polícia Federal em breve para uma avaliação do estado do carro e se será usado ou não. A Policia Federal que vai dizer se poderá ser utilizado_”, disse Igreja.

Países como México, Costa Rica e Turquia confirmaram que enviarão seus ministros das Relações Exteriores para a posse de Lula. O mesmo foi feito pelo **território da Palestina**. O Panamá confirmou a vice-presidente do país.

** **_Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo_**