O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar, já na próxima semana, novos diretores que atuarão no comando Do Banco Central. A afirmação foi realizada pela própria instituição financeira nesta sexta-feira (29).
Os nomes selecionados pelo presidente serão submetidos ao Senado, onde passarão por sabatina. Caso aprovados, os indicados devem tomar posse em 1º de janeiro de 2025.
Para a Diretoria de Regulação, o escolhido foi Gilneu Vivan, servidor de carreira do Banco Central desde 1994. Atualmente, ele é chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). Gilneu deve substituir Otávio Damaso na função.
A secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Izabela Correa, foi indicada para a Diretoria de Relacionamento Institucional, Cidadania e Supervisão de Conduta, ocupando a vaga de Carolina de Assis Barros. O mandato no cargo será válido até 31 de dezembro de 2028.
Na Diretoria de Política Monetária, considerada a mais importante do órgão por definir a Taxa Selic, o indicado é Nilton David, chefe de Operações de Tesouraria do Bradesco.
Nilton assumirá o posto deixado por Gabriel Galípolo, que estará na presidência do Banco Central a partir de 1º de janeiro.