Popularmente conhecida como água no joelho, a Sinovite trata-se de uma produção de líquido sinovial no joelho que quase sempre tem cura, desde que seja descoberta a sua causa. Entre as possíveis causas para esta condição está a osteoartrite (artrose), segundo um estudo recente publicado pela The Lancet.
“A sinovite provoca sintomas como dor, rigidez, inchaço, calor e vermelhidão, sensibilidade e diminuição da amplitude de movimento. Lesões traumáticas e alterações inflamatórias podem causar esse problema. A descoberta dessa relação bidirecional entre sinovite e artrose de joelho pode fornecer insights sobre a falha dos atuais medicamentos anti-inflamatórios e a pesquisa por novos tratamentos”, explica Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Ainda de acordo com o médico, o tratamento da sinovite depende da causa que levou a formação do aumento de líquido sinovial, mas pode incluir: repouso, uso de medicamentos, fisioterapia, aplicação de compressas frias no local, punção para retirada do excesso de líquido sinovial, injeção de corticoides e, em casos mais graves, cirurgias.
“Casos leves e moderados estão voltados para o controle da dor, melhora da mobilidade e manutenção dos movimentos. Aqui os mais indicados são medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia e condicionamento físico. Nos casos mais graves ou formas mais avançadas da doença estão indicadas as cirurgias para substituição das articulações, também conhecidas como artroplastias”, finaliza o especialista.
*André Braga é médico clínico-geral e atual diretor de relações institucionais do Grupo Santa. Possui especializações nas áreas de pneumologia e dermatologia.