GPS Brasília comscore

WeForum 2024: painéis abordam temas da indústria e do comércio por lideranças femininas

O segundo dia do evento foi marcado por debates mediados por lideranças femininas
WeForum 2024 painéis abordam temas da indústria e do comércio pela perspectiva feminina
Débora Aguilar, Mônica Monteiro e Ana Claudia Badra | Fotos: Vanessa Castro

Compartilhe:

Nesta terça-feira (26), aconteceu o segundo dia do Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos mais significativos encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs. A sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, foi palco de seis paineis inspiradores que, pela perspectiva da mulher, abordaram diversos temas da indústria e do comércio.

Os highlights do evento foram as discussões sobre paridade salarial de gênero; obrigação de licença paternidade, para que as mulheres não precisem cuidar sozinha dos filhos nos primeiros meses de vida, além de não causar julgamento às mulheres no mercado de trabalho; e consciência da segurança econômica, evitando a violência patrimonial.

O primeiro painel seguiu a temática Inovação e Tecnologia, com moderação de Claudia Ramalho, Gerente Executiva de Cultura CNI SESI SENAI IEL. Além dela, palestraram: Heidi Virta, diretora regional da Business Finland para América Latina; Rosilda Prates, presidente P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação; Natalie Vershinina, fundadora do Grupo de Empresas Centro de Migração Unificado; Denise Albuquerque, diretora do departamento jurídico da Sate Grid Brazil Holding; Jacqueline Lopes, diretora de relações institucionais LATAM South na Ericsson; e Planton Tinn, CEO e fundador da beginning.com.

 
Jacqueline Lopes, Denise Albuquerque, Rosilda Prates, Claudia Ramalho, Heidi Virta, Natalie Vershinina e Platon Tinn
Jacqueline Lopes, Denise Albuquerque, Rosilda Prates, Claudia Ramalho, Heidi Virta, Natalie Vershinina e Platon Tinn | Foto: Vanessa Castro

“É fundamental que haja dentro das empresas uma cultura que permita o desenvolvimento de todas as mulheres”, disse Jacqueline Lopes.

Jacqueline Lopes
Jacqueline Lopes | Foto: Vanessa Castro

“A primeira barreira é psicológica, ainda há muitos estereótipos sobre a capacidade das mulheres de trabalhar na ciência e de liderar”, disse Heidi Virta.

Heidi Virta
Heidi Virta | Foto: Vanessa Castro

“Eu sei como é ser a única mulher do quarto, nós mulheres precisamos ser três vezes mais inteligentes para sermos ouvidas”, disse Natalie Vershinina.

Natalie Vershinina
Natalie Vershinina | Foto: Vanessa Castro

Após a primeira palestra, Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, embaixador secretário de promoção comercial, ciência, tecnologia, inovação e cultura do Ministério de Relações Exteriores, entregou homenagem a Ana Cabral-Gardner, CEO da Sigma Lithium.

Em seguida, o segundo painel abordou o tema Indústria, moderado por Cristhine Samorini, presidente da FINDES. Também compuseram a mesa Gustavo Horbach, CEO para a América Latina da EuroChem; Lebogang Zulu, presidente do BRICS Women’s Business Alliance África do Sul; Dun Yilan, diretora e consultora jurídica chefe da China National Salt Industrial Group Co. Ltd.; e Carolina Wosiack, VP of Agile Transformation.

Lebogang Zulu, Dun Yilan, Cristhine Samorini, Gustavo Horbach e Carolina Wosiack
Lebogang Zulu, Dun Yilan, Cristhine Samorini, Gustavo Horbach e Carolina Wosiack | Foto: Vanessa Castro

Antes da pausa para o almoço, Ana Claudia Badra, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), e Ana Paula Repezza, diretora de negócios da Apex Brasil, assinaram uma carta de compromisso da Apex Brasil pela equidade de gênero.

Na volta do evento, o painel de Finanças tomou o palco, liderado por Ana Karina Bortoni, presidente do conselho de administração do 2W ecobank. Margarete Coelho, diretora de administração e finanças do Sebrae; Cristiane Bukowitz, diretora de gestão de pessoas do Banco de Brasília; Natalia Dias, diretora do BNDES; Liudmila Popova, chefe do departamento de economia, finanças e contabilidade da Orel State University; e Daniella Marques, managing partner e head da Legend Capital, participaram.

Daniella Marques, Natália Dias, Margarete Coelho, Ana Karina Bortoni, Cristiane Bukowitz e Liudmila Popova
Daniella Marques, Natália Dias, Margarete Coelho, Ana Karina Bortoni, Cristiane Bukowitz e Liudmila Popova | Foto: Vanessa Castro

“Eu sempre fui acostumada a ser a única mulher dentro da sala e, no começo da nossa carreira, a gente avança num ritmo que é muito correlacionado à nossa competência . Eu me tornei uma feminista tardiamente. Quando tive a oportunidade de participar de um processo seletivo para uma posição de CEO e venci a competição com nove homens, percebi a importância de nos posicionarmos e acreditarmos em nós mesmas”, destacou Natalia Dias ao GPS|Brasília.

Natália Dias
Natália Dias | Foto: Vanessa Castro

“A gente conseguiu um avanço super importante e vamos continuar agora neste ano com liderança inclusiva, porque envolve o avanço de entendimento das outras pessoas, dos líderes, dos gestores, dos homens também sobre o papel da mulher. Isso para nós é importante”, frisou Cristiane Bukowitz ao GPS|Brasília.

Cristiane Bukowitz
Cristiane Bukowitz | Foto: Vanessa Castro

No quarto painel, Infraestrutura foi o foco do debate, com moderação de Maryann Feldman, ex-embaixadora da Áustria. Os outros participantes foram: Marco Aurélio Barcelos, diretor-presidente da Melhores Rodovias do Brasil; Giane Zimmer, diretora executiva de relações institucionais e sustentabilidade da Arteris; Rose Santos, membra do conselho do Fórum Industrial da Mulher Empresária da CNI; e Allan Magalhães Machado, diretor do Departamento de Obras Públicas do Ministério do Transporte.

Marco Aurélio Barcelos, Giane Zimmer, Maryann Feldman, Rose Santos e Allan Magalhães Machado
Marco Aurélio Barcelos, Giane Zimmer, Maryann Feldman, Rose Santos e Allan Magalhães Machado | Foto: Vanessa Castro

“A falta de oportunidades que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho é evidente. É necessário que os homens compreendam os desafios enfrentados pelas mulheres para que a igualdade de direitos seja garantida”, afirmou Marco Aurélio Barcelos ao GPS|Brasília.

Marco Aurélio Barcelos
Marco Aurélio Barcelos | Foto: Rayra Paiva

Em mais uma homenagem, Rose Santos prestigiou Teresa Cristina Vendramini, membra do Conselho de Administração da EMBRAPA.

 
Teresa Vendramini
Teresa Vendramini | Foto: Rayra Paiva

O quinto painel tratou sobre Energia, comandato por Rosangela Lara, diretora do BandNews. As participações especiais foram de Camila Schoti, gerente geral de comunicação e marketing da ENEVA; Frederico Candian, CEO da Neoenergia Brasília; Clarissa Sadock, vice-presidente de energia renovável e ESG da Vibra Energia; Silvana Bianco, diretora de infraestrutura e energia do BID; e Qiu Dong, diretora não-executiva da China Power International Development Ltd.

Por fim, o painel de Consumo fechou o dia, com moderação de Cristiane Amaral, sócia da Ernst Young e líder do setor de consumo e varejo para a América do Sul; Janete Vaz, vice-presidente do conselho de administração do grupo Sabin; Larissa Pomerantzeff, project advisor da EISMEA; Flavia Quintanilha, CEO e cofundadora do Nick Healthcare; e Idaira Robayna Alfonso, project advisor da EISMEA.

Janete Vaz, Cristiane Amaral, Larissa Pomerantzeff, Idaira Robayana Alfonso e Flavia Quintanilha
Janete Vaz, Cristiane Amaral, Larissa Pomerantzeff, Idaira Robayana Alfonso e Flavia Quintanilha | Foto: Rayra Paiva

Veja outros momentos do encontro pelas lentes de Rayra Paiva:

 

Confira outros cliques do evento pelas lentes de Vanessa Castro:

Últimas

Política