GPS Brasília comscore

WeForum 2024: empresárias do Brasil e do mundo reúnem comércio e indústria em Brasília

Mônica Monteiro e Ana Claudia Badra realizam a 3ª edição do encontro, com paineis sobre empreendedorismo feminino
Ana Claudia Badra, Oby Ezekwesili e Mônica Monteiro
Ana Claudia Badra, Oby Ezekwesili e Mônica Monteiro | Foto: Rayra Paiva

Compartilhe:

Na noite da última segunda-feira (25), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, aconteceu a primeira noite da terceira edição do Women Entrepreneur Forum (WeForum). O evento reuniu mais de 600 empresárias, provenientes de 19 países diferentes.

O WeForum é um dos mais significativos encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs. Organizado pelo Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), o evento foi marcado por uma atmosfera de colaboração e troca de experiências empreendedoras.

A abertura do WeForum foi conduzida por Mônica Monteiro, presidente do Fórum Nacional da Mulher Empresária e do Brics WBA Brasil, que expressou sua gratidão ao presidente da CNI, Ricardo Alban, por disponibilizar o espaço e reconheceu o papel das equipes da CNI na realização do evento, destacando ainda a importância das empresárias presentes e das autoridades internacionais para combater a desigualdade de gênero por meio do setor privado.

Mônica Monteiro (2)
Mônica Monteiro (primeiro plano) discursando ao lado de Ana Claudia Badra (segundo plano) | Foto: Rayra Paiva

“Aqui nos destacamos não só como gestoras, mas como verdadeiras pioneiras, encarnando a força, a determinação e a inovação feminina”, ressaltou Mônica Monteiro durante seu discurso de abertura.

Logo após, Ana Claudia Badra, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), enfatizou a união entre comércio e indústria como um poderoso vetor de transformação econômica e social. Ela também agradeceu nominalmente algumas figuras, como Rose Rainha, superintendente do Sebrae DF; Giselle Ferreira (representando a vice-governadora do DF, Celina Leão), secretária de Estado da Mulher; e Ana Paula Repezza, diretora de negócios da Apex Brasil.

 

Em seguida, a presidente do CMEC reconheceu o papel crucial da instituição na luta feminina. “É uma rede de mulheres empreendedoras organizadas em 750 conselhos, distribuídos por todos os estados do Brasil. Hoje, somos mais de 200 mil mulheres. Portanto, atingimos a ponta, fazendo com que a rede se amplie Brasil a fora”, afirmou.

Ana Cláudia Badra
Ana Claudia Badra (esquerda) discursando ao lado de Mônica Monteiro (direita) | Foto: Rayra Paiva

O evento prosseguiu com uma participação de diversas autoridades no palco, incluindo o presidente da CNI, Ricardo Alban, e o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, além de representantes do governo local e de instituições de apoio ao empreendedorismo, como o Sebrae e a Apex Brasil.

 
Ana Paula Repezza, Rose Rainha, Ricardo Alban, Alfredo Cotait Neto e Giselle Ferreira
Ana Paula Repezza, Rose Rainha, Ricardo Alban, Alfredo Cotait Neto e Giselle Ferreira | Foto: Rayra Paiva

“O que nós verificamos é que, quem tem mais determinação, mais gana e mais vontade são as mulheres, e não os homens”, afirmou Alban.

Ricardo Alban
Ricardo Alban discursando | Foto: Rayra Paiva

O destaque das apresentações do WeForum foi a palestra de Oby Ezekwesili, presidente da Human Capital Africa, que foi homenageada com a obra “Árvore da Vida” de um artista plástico local.

 
Oby Ezekwesili
Oby Ezekwesili recebendo a obra Árvore da Vida | Foto: Rayra Paiva

“Não sejam só empreendedoras, sejam líderes, tenham voz para mudar a política dos seus países. Nós somos a arma secreta para remover as barreiras que nos foram impostas”, discursou Oby.

Oby Ezekwesili
Oby Ezekwesili discursando | Foto: Rayra Paiva

Posteriormente, uma mesa composta por lideranças internacionais debateu o tema Política Pública em Foco, abordando questões cruciais para o desenvolvimento econômico e social, com a participação da atriz Maria Paula Fidalgo, de Morgan Doyle, representante do Grupo BID no Brasil, da diretora-geral do New Development Bank (NDB), Sharmilla Navmit Govind, e da chefe de unidade na EISMEA-European Commission, Natalia Martínez Páramo.

Mônica Monteiro, Natalia Martínez Páramo, Morgan Doyle, Maria Paula Fidalgo, Sharmilla Navmit Govind e Ana Claudia Badra
Mônica Monteiro, Natalia Martínez Páramo, Morgan Doyle, Maria Paula Fidalgo, Sharmilla Navmit Govind e Ana Claudia Badra | Foto: Rayra Paiva

Confira mais cliques do evento por Rayra Paiva: