GPS Brasília comscore

Sem G.Dias e com 135 indiciados, CPI aprova relatório sobre 8/1

A CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa (CLDF) encerrou suas atividades após uma jornada de nove meses. Na noite desta quarta-feira (29), o relatório final do deputado Hermeto (MDB) foi aprovado por seis votos a favor e apenas um contrário, invalidando o voto em separado apresentado pelo deputado Fábio Felix (PSOL).

Dos 15 destaques protocolados, apenas um foi acatado: a retirada do pedido de indiciamento do então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, com quatro votos a favor e três contrários. Essa exclusão foi justificada pela falta de competência da comissão da CLDF para investigar autoridades federais, conforme argumentaram o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT), e o deputado Gabriel Magno.

A exclusão de G. Dias resultou em uma lista final de 135 nomes para possível indiciamento, incluindo membros da PMDF, da Secretaria de Segurança Pública, do GSI e financiadores dos atos antidemocráticos.

Durante a apreciação do relatório, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) tentou retirar dois nomes do rol de indiciados, mas seus destaques foram rejeitados.

O relatório aprovado apresenta recomendações ao governo do DF, como recomposição do efetivo da PMDF, equiparação salarial entre policiais civis e federais, reestruturação da Polícia Civil e criação do Comando do Policiamento da Esplanada.

Debates e Críticas ao Relatório

O deputado Chico Vigilante (PT) enfatizou o papel educativo da CPI ao destacar algumas oitivas realizadas durante os nove meses, ressaltando que “o trabalho da comissão contribuiu para a reflexão da população”.

Diversos deputados elogiaram a atuação do relator Hermeto (MDB), ressaltando a complexidade e a pressão enfrentadas durante a elaboração do relatório.

Contudo, críticas foram direcionadas à exclusão de nomes importantes, como o não indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ministro Flávio Dino. O deputado Gabriel Magno (PT) lamentou a decisão, afirmando que o relatório não reflete o trabalho realizado pela CPI, apontando que o dia 8 de janeiro não foi um ato isolado, mas parte de uma conspiração.

Outros parlamentares também criticaram o não indiciamento de autoridades e envolvidos em diversos episódios relacionados aos atos antidemocráticos.

No entanto, a conclusão da CPI foi marcada por elogios ao trabalho desenvolvido e reconhecimento à condução dos trabalhos. O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), parabenizou os integrantes da comissão, destacando a instalação da CPI com o voto unânime dos parlamentares.

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.