GPS Brasília comscore

iLab 2025 reúne lideranças da segurança em Brasília para debater integração e combate ao crime organizado

Conferência segue até quinta-feira (3) com programação técnica e lançamento de propostas legislativas para fortalecer o setor

Começou nesta terça-feira (1º), em Brasília, a I Conferência Nacional iLab‑Segurança 2025, um dos maiores encontros já realizados sobre segurança pública no Brasil. O evento, que se estende até quinta-feira (3/ receberá debates sobre inteligência policial, combate ao crime organizado, tecnologia e políticas preventivas.

Promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), o seminário é liderado pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. Segundo ele, o iLab marca o início de um novo ciclo na segurança pública, com foco em escuta ativa, cooperação entre entes federativos e protagonismo técnico das forças policiais.

“O iLab inaugura esse novo ciclo de escuta, cooperação e protagonismo técnico. É um verdadeiro marco para a segurança pública do país”, afirmou Avelar.

Ao longo dos três dias, a conferência reunirá mais de 130 comandantes, delegados-gerais, peritos, gestores e especialistas do setor em painéis voltados para temas como inteligência e investigação policial, tecnologias de monitoramento, gestão prisional, integração de bancos de dados, valorização profissional e políticas públicas de prevenção.

Um dos destaques será a apresentação de um pacote de anteprojetos legislativos, elaborados por representantes estaduais, com propostas para endurecimento de penas contra o crime organizado e facções armadas, aprimoramento da tipificação penal de atentados contra agentes públicos e ampliação do uso de tecnologia na prevenção e repressão criminal.

Em paralelo, acontece a Expo iLab, uma feira de soluções tecnológicas para a segurança pública, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF).

O iLab 2025 ocorre em um momento estratégico, durante a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2025, conhecida como PEC da Segurança. Para Avelar, a conferência serve como ambiente ideal para que os estados construam propostas concretas e avancem no fortalecimento do pacto federativo.

“O que defendemos é o respeito à autonomia dos estados, ao mesmo tempo em que buscamos integração real, com compartilhamento de dados, interoperabilidade entre sistemas e sinergia nas estratégias de enfrentamento ao crime”, completou o secretário.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.