GPS Brasília comscore

Ama chocolate? Sete motivos para incluir o 70% cacau na sua alimentação

Mas o que é o cacau e porque ele pode ser tão poderoso para o nosso corpo a ponto de ser considerado um "remédio"?

Compartilhe:

Quem disse que não pode incluir chocolate na dieta diária? O doce, com a quantidade certa de cacau, pode ser um grande aliado e, inclusive, funciona como facilitador de funções no corpo, como, por exemplo, a diminuição da pressão arterial e o aumento da capacidade cognitiva. 

 

Mas o que é o cacau e porque ele pode ser tão poderoso para o nosso corpo a ponto de ser considerado um “remédio”?

 

“O cacau é uma amêndoa rica em antioxidantes, magnésio, cobre, zinco, etc. O cacau, ingrediente principal do chocolate 70%, tem uma quantidade grande de flavonóides que são polifenóis e possuem efeito antioxidante e podem trazer benefícios como: funcionar fazendo proteção cardiovascular por um controle na pressão arterial; contém substâncias relacionadas ao bem estar e felicidade; ser rico em gorduras do bem”, afirma a nutricionista Giovanna Blando (@gioblandonutri).

 

Agora, um cuidado deve ser tomado, segundo a nutricionista, o chocolate 70% por si só, não garante um chocolate saudável. “É importante avaliar a composição de ingredientes e escolher as opções com menos adição de açúcar, adoçantes, corantes artificiais, conservantes”, alerta. 

 

A resposta para o chocolate 70% cacau, com a menor quantidade de ingredientes possíveis, ser mais saudável se dá por um argumento que podemos levar para quase todas as nossas escolhas alimentícias: ele é mais natural.

 

“O chocolate tradicional é uma mistura de cacau com açúcar, leite integral e diferentes tipos de gorduras, além dos conservantes. Já o chocolate branco, acaba não tendo nada de cacau, nao sendo uma boa fonte dos polifenóis que tem no cacau. E ainda, os chocolates diet, eles não são uma boa escolha, porque tem uma quantidade muito grande de ingredientes químicos”, explica Giovanna. 

 

Não é de hoje que nutricionistas dão dicas para que os consumidores sempre olhem os ingredientes do alimentos na hora das compras. Por lei, é obrigatória ter essas informações no pacote e a regra é: quanto menos ingredientes, melhor a qualidade e o valor nutricional. 

 

Quais os benefícios para a saúde da mulher?

“É interessante para a mulher devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ter um conteúdo maior de fibras auxiliando a função intestinal que é uma reclamação recorrente entre as mulheres, auxilia na produção de serotonina que é uma substância que melhora o humor”, introduz a nutricionista.

 

E a melhor forma de consumir o alimento é, segundo ela, “tanto no cacau em pó, quanto no chocolate 70% para obter as propriedades anti-inflamatórias”.

 

Há um momento certo para consumir?
 

“O melhor momento para consumir um chocolate é após as refeições principais ou junto de alimentos ricos em fibra, sabe aquela vontade de comer uma sobremesa depois do almoço? O chocolate é uma ótima escolha! O ideal é evitar consumir o chocolate após algumas horas de jejum, prefira usa-lo como sobremesa ou por exemplo aquecido com banana por 30s no microondas e adicionado de farelo de aveia ou whey proteina por cima.”

 

Preciso ressaltar que não existe um único alimento que, isoladamente, vai fazer bem ou mal para uma pessoa. É importante avaliar o consumo, os hábitos e o objetivo de cada um

 

E os 7 motivos para incluir o alimento na sua dieta? Lá vai:

1. Fonte de polifenóis antioxidantes 
2. Maior teor de fibras
3. Ajuda na melhora do humor 
4. Pode ajudar no controle da pressão arterial
5. Fonte de gorduras boas que são fundamentais para diversos processos biológicos
6. É um doce que possui baixo teor de carboidratos
7. Além de baixo em carboidratos, tem um pouco de proteína e alto teor de gorduras insaturadas, isso, dentro de uma dieta equilibrada, mantém a glicemia estável, proporcionando um maior uso da gordura corporal como fonte energética, mantendo assim a pessoa mais disposta ao longo do dia.