GPS Brasília comscore

Israel tenta atacar base militar do Irã

Israel iniciou na madrugada desta sexta-feira (19) a retaliação ao Irã pelo ataque do último sábado (13). O movimento agrava o risco de uma guerra entre os dois países. A ofensiva teve como alvo uma área ao redor de Isfahan, ao sul de Teerã, onde o Irã mantém uma base militar, uma fábrica de drones e instalações nucleares. O país ativou os sistemas de defesa aérea em diversas províncias, após detectar objetos voadores suspeitos. Segunda imprensa internacional, drones também foram abatidos, como aconteceu no ataque a Israel.

A agência de notícias estatal IRNA informou não ter registrado quaisquer danos ou explosões em grande escala em qualquer parte do país e que nenhum incidente foi relatado nas instalações nucleares iranianas. Os voos comerciais foram suspensos pelo Irã na noite da quinta-feira (18) mas retomados na manhã desta sexta.

Não há informações precisas sobre a extensão ou o impacto da ação israelense, que foi entendida como uma resposta ao ataque do Irã, que envolveu mais de 300 drones e mísseis – a maioria dos artefatos foi abatida pela defesa antiaérea de Israel. A ofensiva iraniana, por sua vez, foi uma resposta a um ataque atribuído a Israel que matou altos oficiais iranianos em Damasco, na Síria.

Israel está sob pressão dos Estados Unidos e da Europa para moderar a resposta ao Irã. Já o governo iraniano fez diversos alertas, nos últimos dias, de que responderia agressivamente a qualquer ataque israelense.

 

Instalações nucleares

A Agência Internacional de Energia (AIE), braço da Organização das Nações Unidas, confirma hoje, em mensagem no X (ex-Twitter), que não há estragos a instalações nucleares do Irã A declaração é dada após, segundo fontes, Israel ter realizado um ataque contra a cidade iraniana de Isfahan, onde existem instalações do tipo.

A AIEA ainda pede “máxima cautela” a todos os envolvidos nas tensões no Oriente Médio “e reitera que as instalações nucleares nunca devem ser alvo em conflitos militares”. “A AIEA monitora a situação muito de perto”, acrescenta a mensagem.

 

 

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.