GPS Brasília comscore

WorldSkills 2024 termina neste domingo (15), após cinco dias de competições

Presidente da Fibra e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar esteve no local onde ocorre o torneio de profiss~poes técnicas
Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, durante sua visita à WorldSkills, em Lyon, na França. Foto: Nilson Carvalho/Sistema Fibra
Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra, durante sua visita à WorldSkills, em Lyon, na França. Foto: Nilson Carvalho/Sistema Fibra

Compartilhe:

Além de uma competição de profissões técnicas, a WorldSkills é um ambiente onde estão reunidas as principais tecnologias do mundo em equipamentos e em metodologias de trabalho para os setores industrial e de serviços. O evento atrai visitantes de diversos países, em razão da relevância para o desenvolvimento e a inovação tecnológica para a indústria mundial.

A organização da WorldSkills 2024 calcula que mais de 250 mil pessoas passarão pelo evento na cidade francesa de Lyon até este domingo (15). A programação teve início na terça-feira (10). Entre quinta-feira (12) e sábado (14), o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar, esteve no centro de convenções Eurexpo, local onde ocorre o torneio, integrando a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI), composta por presidentes de federações de indústrias e liderada pelo presidente da CNI, Ricardo Alban.

Jamal percorreu os pavilhões da WorldSkills 2024 acompanhado do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Marco Secco, e visitou os ambientes de competição onde estão os quatro representantes da instituição, que disputam o torneio em três ocupações. 

“Ter esses alunos na WorldSkills é motivo de grande orgulho para a Fibra e para o Senai-DF. Aqui, competem contra os melhores do mundo, o que mostra a alta qualidade do ensino que o Senai entrega no Distrito Federal”, afirmou Jamal.

Formação profissional
Durante todo o dia, enquanto os 1,4 mil competidores de 69 países e três regiões estão concentrados no cumprimento de seus projetos, milhares de alunos de escolas da região de Lyon visitam a WorldSkills e têm a oportunidade de compreender a diversidade de profissões que a indústria oferece.

Das 62 ocupações em disputa no torneio, 50 são industriais e as outras nove, do setor de serviços. As provas são realizadas em espaços que simulam ambientes de trabalho de cada profissão. Durante as atividades, o público não pode interagir com os competidores, mas consegue acompanhar muito de perto a execução das tarefas.

“É muito bom ver essa garotada aqui na WorldSkills. Isso mostra o quanto o europeu valoriza a formação profissional, e esse sentimento deveria inspirar a sociedade brasileira”, afirmou Jamal, destacando, ainda, a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, na cerimônia de abertura, na terça-feira (10).

O Brasil na WorldSkills 2024
A delegação brasileira na 47ª edição da WorldSkills é composta por 64 competidores — sete do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e 57 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Quatro alunos do Senai-DF disputam em três ocupações: Funilaria, Pintura Decorativa e Cibersegurança, que é realizada em dupla.

As provas do torneio vão até este sábado (14). No domingo (15), ocorrerá a cerimônia de encerramento do evento, quando serão conhecidos os melhores profissionais do mundo nas 62 ocupações disputadas. O encerramento será transmitido ao vivo a partir das 13h30 (horário de Brasília), direto do Groupama Stadium, na região metropolitana de Lyon.