Duas amigas e um propósito: desafiar convenções. Foi assim que a sommelière Andreia Gentilini e a enóloga Juciane Casagrande Doro criaram a vinícola Amitié, um grande case de empreendedorismo feminino no mundo do vinho.
Lançada em 2018, a vinícola alcançou números expressivos, conquistou prêmios importantes e inaugurou sua sede no Vale dos Vinhedos. A marca está presente em mais de três mil pontos de venda no Brasil e coleciona mais de 79 prêmios nacionais e internacionais.
Uma das marcas registradas da Amitié é a inovação e o ineditismo. Quando lançaram o projeto, um dos espumantes da dupla, ganhou fama rapidamente por trazer na tampa um pingente com strass no centro do símbolo do infinito (ícone da marca).
No fim do ano passado, os vinhos Amitié Sauvignon Blanc e o Amitié Rosé Merlot foram relançados em garrafas design, novíssimas e modernas, imprimindo uma nova identidade à linha Amitié Varietais.
O lançamento se junta a outras ações originais da vinícola como os rótulos da linha OAK Barrel, que trazem texturas que lembram madeira, em referência à passagem dos vinhos por barrica.
“Um dos nossos objetivos é desenvolver produtos com propostas diferenciadas, ousando na idealização e elaboração de cada vinho, e na forma como são apresentados. São elementos que concretizam a identidade de vanguarda da Amitié”, finaliza Juciane Casagrande Doro.
E a criatividade delas não para por aí. O último lançamento da marca resultou em um vinho único no Brasil, o ousado Amitié Colheitas Gran Corte, elaborado com vinhos de Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em um blend que reúne a expressão dos mais distintos terroirs brasileiros em uma única garrafa. A safra de cada vinho e a porcentagem de cada uva são mantidas em sigilo.
“Mapeamos o Brasil vitivinícola e o apresentamos de uma forma exclusiva em nosso Colheitas Gran Corte, elaborado com um Cabernet Franc e um Tannat do Rio Grande do Sul, um Tempranillo de Pernambuco, um Shiraz de Minas Gerais e um Blend de uvas de Santa Catarina. É um projeto muito singular, que traduz a diversidade brasileira em um tinto de contrastes”, resume Andreia Gentilini.
Agora é aguardar para ver o que a dupla apresentará agora em 2025.