GPS Brasília comscore

Uma semana após ação da DF-Legal, Eixão do Lazer tem movimento fraco neste 7 de Setembro

Pelo histórico, local de diversão é mais procurado por brasilienses aos domingos
Eixão do Lazer registrado neste 7 de Setembro | Foto: Material cedido ao GPS|Brasília
Eixão do Lazer registrado neste 7 de Setembro | Foto: Material cedido ao GPS|Brasília

Compartilhe:

Conhecido por ser uma das mais democráticas opções de lazer no Distrito Federal, o Eixão do Lazer registrou baixo movimento de pessoas e ambulantes neste sábado, feriado do 7 de Setembro

A baixa frequência ocorre quase uma semana após a operação realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) para combater comércio ilegal e consumo de bebidas alcóolicas. 

De acordo com o DER-DF, 408 cadastros foram feitos com o interesse de comercializar produtos no local, contudo apenas 63 ambulantes tiveram as autorizações garantidas até o momento.

Durante o feriado, poucas pessoas foram vistas curtindo a pista de lazer e, da mesma forma, os ambulantes também não se arriscaram com receio de nova investida dos órgãos locais. Contudo, pelo histórico do projeto, os domingos geralmente são mais populares entre os frequentadores do Eixão do Lazer. 

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou recentemente um decreto que estabelece regras para o funcionamento do local aos domingos e feriados, buscando otimizar o uso do espaço. Assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), o texto visa garantir a organização das atividades comerciais e o fluxo de pedestres e ciclistas no local.

“O Eixão do Lazer é uma conquista da população de Brasília; não vai fechar, nem ninguém será impedido de promover as atrações culturais que se tornaram um patrimônio da capital”, afirmou o governador Ibaneis Rocha em uma publicação nas redes sociais.

O novo regulamento prevê a criação de um Plano de Uso e Ocupação, a ser elaborado pelo DER-DF em até 30 dias. Esse plano determinará as regras para a comercialização de produtos e outras atividades no Eixão. Até a sua publicação, autorizações provisórias poderão ser concedidas para atividades comerciais.

Autorizações

Enquanto caminhadas, corridas e ciclismo seguem liberados, a comercialização de produtos e demais atividades deverão seguir as novas diretrizes estabelecidas pelo decreto, que entrou em vigor imediatamente após sua publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Não será permitida a venda de bebidas alcóolicas.

A fiscalização das atividades no Eixão ficará a cargo do Detran-DF e do DER-DF, responsáveis pelo fechamento semanal da via para veículos aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Além disso, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e a Polícia Militar (PMDF) também atuarão na fiscalização, garantindo que o espaço continue sendo um local de lazer seguro e bem organizado.