GPS Brasília comscore

 Segurança reforçada garante tranquilidade durante desfile de 7 de Setembro em Brasília

Evento cívico-militar foi marcado por ausência de ocorrências graves
O planejamento foi elaborado com base em levantamentos de inteligência e pactuado entre o governo local e os organizadores dos eventos. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o evento| Fotos: Divulgação/SSP-DF
O planejamento foi elaborado com base em levantamentos de inteligência e pactuado entre o governo local e os organizadores dos eventos. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o evento| Fotos: Divulgação/SSP-DF

Compartilhe:

O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado neste sábado em Brasília, transcorreu sem registros de ocorrências graves, graças à atuação integrada das forças de segurança do Distrito Federal e órgãos federais. O Protocolo de Operações Integradas (POI), desenvolvido com base em levantamentos de inteligência e em conjunto com os organizadores do evento, foi aplicado com sucesso, garantindo a tranquilidade do evento.

Desde as primeiras horas do dia, as equipes de segurança estavam posicionadas na sala de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), acompanhando o fluxo de pessoas na área central da capital. O planejamento estratégico incluiu a participação da Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), além de outras entidades que atuaram de forma coordenada.

A PMDF intensificou o policiamento na Esplanada dos Ministérios, contando com o apoio de tropas especializadas, como Cavalaria, Batalhão de Choque (BPChoque) e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Em pontos estratégicos, foram realizadas revistas pessoais, com a apreensão de hastes e canos durante as abordagens.

Apesar da tranquilidade geral, a Polícia Civil do DF relatou a ocorrência de seis furtos de celulares até as 14h, conforme boletim da 5ª Delegacia de Polícia. A maior parte dos casos ocorreu entre pedestres, sem incidentes mais graves.

Por sua vez, o Corpo de Bombeiros realizou cinco atendimentos médicos no local, sendo eles relacionados a hipoglicemia, hipertensão arterial, quedas e ferimentos leves, além de um caso de corpo estranho no olho. Todos os atendidos foram tratados no local, sem necessidade de encaminhamento hospitalar. 

Para assegurar a fluidez do trânsito durante o desfile, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) prestou apoio às ações de mobilidade na região central. As vias N1 e S1, principais acessos à Esplanada dos Ministérios, foram liberadas gradualmente, após a dispersão do público, que ocorreu por volta das 11h.

A Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ) também esteve presente com um comando móvel, prestando 40 atendimentos de orientação ao longo do evento. “Nenhuma ocorrência de criança perdida foi registrada”, afirmou a instituição.