GPS Brasília comscore

Sensação mundial de xadrez, Magnus Carlsen, perde para criança de 10 anos

O jovem argentino Faustino Oro é apelidado de "Messi do xadrez"
Faustino Oro e Magnus Carlsen | Foto: Reprodução/X/@chesscom

Compartilhe:

Um dos melhores jogadores de xadrez da atualidade, o norueguês Magnus Carlsen, que é um ícone na comunidade, perdeu em uma partida estilo “bullet” para o “menino de ouro” do esporte, o argentino Faustino Oro, que é apelidado de “Messi do xadrez”. O jogo, que ocorreu na segunda-feira (25), de “bullet” é um jogo em que os jogadores têm menos de 3 minutos (cada) para jogar a partida.

O “garoto de ouro” transmitiu a partida ao vivo em seu canal do YouTube, que ao final da partida comemorou a vitória. O jovem também ganhou do Grão-Mestre (GM) Hikaru Nakamura, que cria conteúdo e transmite seus jogos para o público.

 

Carlsen alcançou o título de GM com apenas 14 anos de idade, e atingiu a maior classificação de todos os tempos no xadrez clássico em 2013, com 2872 pontos. O norueguês no jogo “bullet” tem a classificação de 2886, sendo um dos melhores na modalidade, há quem diga que Hikaru seja o melhor nessa modalidade.

Faustino, com sua juventude, atingiu o ranking de FIDE Master em 2023, o título é dado para quem atinge o ranking de 2300. Atualmente, o ranking de Oro na modalidade clássica é de 2330, e na modalidade que ganhou de Magnus é de 2186.

Em 2004, Carlsen, sendo apenas um adolescente na época, ganhou de um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos, Garry Kasparov, que na época tinha uma classificação por volta de 2800.

Vale lembrar que o xadrez clássico e “bullet” são diferentes, então não se pode dizer que Faustino é melhor do que Magnus. Atualmente o campeão mundial é o chinês Ding Liren, que ganhou o Campeonato Mundial de Xadrez de 2023, quando Magnus optou por não defender o título.