GPS Brasília comscore

Novo inquérito para investigar ‘rachadinhas’ de Janones é aberto no MPF-DF

Janones é acusado de improbidade administrativa
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Compartilhe:

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) iniciou um novo inquérito para investigar se o deputado federal André Janones (Avante-MG) cometeu improbidade administrativa em um caso relacionado a um suposto esquema de rachadinha em seu gabinete. A denúncia foi feita pelo ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

A decisão de converter a notícia de fato em inquérito civil público foi tomada com base em uma reportagem do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles. Em novembro de 2023, áudios divulgados pela coluna mostraram Janones solicitando parte dos salários de seus assessores para “reconstruir patrimônio” após gastos com a campanha eleitoral, além de pedir parte das remunerações para financiar futuras campanhas de seu grupo político.

Este é o segundo inquérito aberto para investigar as ações do parlamentar. Em dezembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), instaurando o primeiro inquérito para apurar a prática de rachadinha no gabinete de André Janones.