GPS Brasília comscore

Nilima Bhat no WDS: “Não há sucesso do lado de fora sem transformação interior”

Evento promoveu debates a partir de palestras enriquecedoras com especialistas em diversas áreas

Cerca de 250 mulheres se reuniram na tarde dessa quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, para o Women Development Summit (WDS), um evento que promove debates sobre inovação, liderança e outras questões que envolvem o universo do empreendedorismo feminino.

O evento surgiu em 2023 como consequência da iniciativa da deputada Paula Belmonte de criar a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino no Brasil, em novembro, instituída pela Lei Federal 14.667/2023. Idealizado por Beatriz Guimarães, presidente do CMEC/DF, o encontro foi organizado pela GPSIR Eventos, coordenado por Paula Santana. 

De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a unidade federativa tem atualmente 105,3 mil negócios comandados por mulheres, e 10,3 milhões de empreendedoras femininas, o que corresponde a 35% da população da capital federal.

Assim, o WDS foi pensado para criar redes de contatos para estimular mulheres a empreenderem cada vez mais, além de difundir importantes debates a partir de palestras enriquecedoras com especialistas em diversas áreas. 

“Estamos aqui, unidos, para fortalecer mais mulheres para que elas possam transformar e serem transformadas. Essa consciência do capitalismo consciente é uma transformação financeira, mas também de espírito”, afirmou Belmonte.

“Não há sucesso do lado de fora sem transformação interior”, afirma Nilima Bhat no WDS

Paulo Belmonte

Em sua segunda edição, o evento, promovido pela Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e pelo Sebrae-DF, contou com a presença de mulheres que representam diferentes vertentes do empreendedorismo no Distrito Federal, no Brasil e no mundo. 

O WDS foi oficialmente iniciado com uma bênção do padre Edinaldo, capelão da Capela Nossa Senhora de Lourdes. Em seguida,  a programação teve início com a palestra de Rosilda Prates, do Grupo Mulheres do Brasil, que falou sobre inteligência artificial e inovação nos negócios.  A palestrante dividiu o palco com a sócia-fundadora do Grupo Sabin, Janete Vaz, e ainda convidou ao palco uma das mulheres que estava na plateia para compartilhar sobre sua experiência como empresária.

“Não há sucesso do lado de fora sem transformação interior”, afirma Nilima Bhat no WDS

Rosilda Prates e Janete Vaz

Então, foi a vez da tão aguardada palestra de Nilima Bhat, escritora indiana reconhecida por seu trabalho em cultura organizacional e valores de liderança feminina. Em uma passagem de vinte dias pelo Brasil, ela falou sobre o movimento do capitalismo consciente, que consiste em uma prática na condução de negócios que não se importa apenas com a geração de lucro, renda e empregos, mas com valores de bem-estar social também. Além disso, com um discurso inspirador e empoderador para as mulheres, a especialista em liderança destacou a importância e o impacto do autoconhecimento:

“Não há sucesso do lado de fora sem uma transformação no lado de dentro, porque o líder que você é é a pessoa que você é”, afirmou. “Somente mudando como indivíduo há sucesso como líder. É um trabalho interno”, reforçou.

Na plateia, entre mulheres de grande importância e de destaque no empreendedorismo feminino esteve a Embaixatriz da Índia, Sneha Reddy.

“Não há sucesso do lado de fora sem transformação interior”, afirma Nilima Bhat no WDS

Nilima Bhat

A última palestra do WDS foi ministrada pelo empresário e sócio da Science Play, Brunno Falcão, que falou sobre crescimento exponencial, Internet das Coisas e revolução tecnológica. “O grande objetivo da inovação é a democratização, para que mais pessoas tenham acesso à informação nesse mundo de crescimento exponencial”, disse.

“Não há sucesso do lado de fora sem transformação interior”, afirma Nilima Bhat no WDS

Brunno Falcão

E para encerrar a tarde de tantas trocas e experiências, o SEBRAE homenageou três empresárias de Brasília com o Prêmio Mulher de Negócios, que reconhece a força feminina no mercado de trabalho. O momento foi apresentado pela presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Beatriz Guimarães.

Na categoria Microempreendedor Individual (Mei), Karol Stahr conquistou o primeiro lugar, enquanto Ana Beatriz Aires Portela de Sousa garantiu o prêmio na área de Ciência e Tecnologia, e Gabriela Franco Speziali venceu em Pequenos Negócios.

A conclusão do evento se deu com o momento do coffee break, que contou com itens assinados pela Biscoito Mineiro e pela Casa Vieira, onde as participantes puderam confraternizar e trocar figurinhas. 

Saiba quem são os patrocinadores do evento: 

  • Sindiatacadista;
  • Sindisei;
  • Sindisuper;
  • Sindivarejista;
  • Top Payy.

Saiba quem são os correalizadores do evento: 

  • Câmara de Mulheres Empreendedoras da  Fecomércio DF;
  • Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da  CACB – CMEC;
  •  Sebrae-DF.

Saiba quem é o parceiro do evento: 

  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Saiba quem são os parceiros institucionais do evento: 

  • Associação Brasileira de Empresas  de Vendas Diretas;
  • Brasilia Convention & Visitors Bureau;
  • Grupo Mulheres do Brasil – DF;
  • Instituto Federal de Brasília – IFB;
  • Lide Mulher;
  • Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas – SBH.

Veja também

Esta quinta-feira, 14 de novembro, é marcada pelo Dia Mundial …

A marca de vinhos mais antiga de Portugal apresenta novos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI