Kassab, Afif e Cotait iniciam campanha por mudança de sistema eleitoral

Fundadores do PSD unidos pelo Voto Distrital | Fotos: Marcos Pixart

Para o empresário Guilherme Afif Domingos, presidente de honra da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e tradicional defensor da livre iniciativa, somente um novo sistema político eleitoral será capaz de eliminar a distância exponencial que existe entre os brasileiros e os políticos, fortalecendo o vínculo com os eleitores. O novo sistema seria o do Voto Distrital.

A abstenção só cresce no país, existe um certo esgotamento da população na democracia”, afirmou Afif, acrescentando que não se quer revolucionar nada e sim evoluir. E o caminho para a mudança pode estar mais fácil do que se imagina.

Desde 2018, um projeto tratando desse sistema, elaborado pelo então parlamentar José Serra (PSDB), aguarda novas deliberações na Câmara dos Deputados e um novo relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto, que já foi aprovado no Senado Federal também passou pelos crivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal Federal (STF). Nele, não existe alteração do sistema proporcional, mas o aperfeiçoamento, sem necessidade de se mudar a Constituição Federal.

Guilherme Afif Domingos foi um dos convidados de Alfredo Cotait Neto para a Cúpula dos Líderes

 

O Voto Distrital é um sistema de eleições majoritárias realizado em pequenos distritos eleitorais de um só representante. É a eleição de legisladores (vereadores, deputados federais e estaduais) pela maioria dos votos dos eleitores em distritos eleitorais relativamente pequenos…

A sugestão da adoção do Voto Distrital foi apresentada durante a Cúpula dos Líderes, evento realizado em Brasília, nesta quarta-feira (13), pela CACB, reunindo parlamentares, presidentes de associações e federações comerciais, empresários e analistas políticos. E por que na CACB? “Pelo fato de sermos uma entidade com independência e capilaridade por todo o país alcançando todos os municípios”, explica o presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto.

Guilherme Afif Domingos foi um dos convidados de Alfredo Cotait Neto para a Cúpula dos Líderes

A ideia da CACB é trabalhar essa bandeira em duas frentes: procurar o futuro presidente da Câmara dos Deputados, a partir de dois de fevereiro, para desengavetar o projeto, e divulgar o funcionamento do Voto Distrital nas esferas municipais por meio das associações e federações comerciais.

Imagine uma pessoa assumir a prefeitura de São Paulo sem nunca ter passado pela vida pública? Sem nunca ter conversado com o Judiciário? Por um triz, a cidade teve uma pessoa sem experiência alguma. A mesma coisa em Belo Horizonte e Fortaleza e em tantas outras cidades”, disse Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, fazendo, ainda, uma provocação: “Você acha que nos próximos anos vai ser diferente? Temos que fazer algo para evitar isso e a única saída é aperfeiçoamento do sistema político. O voto distrital põe um freio nessa tendência. É a oportunidade de qualificar a eleição e eu vou junto com as associações comerciais nesse projeto do Afif.

Relacionados.

STF vai reinstalar grades para proteger prédio após explosões na Praça dos Três Poderes

Lula avalia medidas para taxar super-ricos como parte do ajuste fiscal

Lula e Xi Jinping ampliarão parceria bilateral entre Brasil e China