GPS Brasília comscore

Instituto Proeza expõe projeto ‘Tecendo a Vida’, no Lago Sul

Quadros religiosos bordados no projeto serão expostos na Paróquia Perpétuo Socorro

Compartilhe:

Neste domingo (17), a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, se prepara para receber a exposição ‘Tecendo a Vida’, uma iniciativa que vai além do simples ato de bordar, trazendo consigo histórias de superação e empoderamento. 

A exposição contará com a venda de quadros bordados com imagens de santos, produzidos durante um curso de bordado, na Paróquia São José Operário, no Recanto das Emas.

O projeto de bordado e crochê é organizado pelo Instituto Proeza, visando empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade do Recanto das Emas.

Além de proporcionar uma fonte de renda extra por meio dos trabalhos desenvolvidos, a iniciativa também oferece um importante suporte psicológico para as participantes. Essa abordagem integral tem contribuído para transformar vidas e fortalecer a comunidade.

O atendimento psicológico é realizado com a colaboração de psicanalistas, entre eles Silvia Badra, conselheira do GPS Foundation.

A fundação, sempre comprometida com iniciativas sociais, contribui regularmente com o Instituto Proeza. Durante a pandemia, parte da renda do GPS Gala foi destinada ao Instituto, e Silvia passou a oferecer seu auxílio de forma pessoal. 

“A partir da pandemia, comecei a fazer um trabalho voluntário pessoalmente lá, atendendo essas mulheres uma vez por semana. Desse primeiro projeto, consegui uma emenda parlamentar para transformar isso em um projeto em grupo individual de assistência psicológica para essas pessoas. Em 2023, montamos grupos e conseguimos atender 100 mulheres”, detalha Silvia Badra.

Além do bordado, esse grupo de mulheres também participou de um projeto colaborativo com a marca Farm. Elas emprestaram seu talento para bordar peças e vitrines da Farm Internacional, uma experiência enriquecedora que evidencia o potencial criativo das participantes envolvidas. 

A exposição ‘Tecendo a Vida’ representa o fechamento simbólico dos trabalhos deste ano. Os quadros sacros bordados com maestria por essas mulheres serão exibidos e colocados à venda durante o evento, proporcionando não apenas uma experiência estética, mas também a oportunidade de apoiar diretamente o esforço e talento. A comunidade está convidada a prestigiar e contribuir para essa causa nobre, promovendo a valorização do trabalho artesanal e a construção de laços solidários na cidade.

Serviço 

Exposição Tecendo a Vida – venda de quadros bordados 

Paróquia NS do Perpétuo Sorroco – Domingo, 17, 8h às 12h. 

Confira as obras: