O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), expressou profundo pesar pela morte do ex-ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida , neste domingo (2).
O jurista morreu depois de uma semana de internação no hospital Sírio Libanês, em Brasília. O ex-ministro mineiro tinha 85 anos e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Em declaração oficial, Ibaneis ressaltou a importância de Pertence como um dos mais importantes homens públicos do Brasil, destacando suas contribuições como jurista e a postura íntegra e dedicada ao país.
“O Brasil perde um de seus melhores homens públicos com a morte do ex-Ministro Sepúlveda Pertence. Jurista brilhante, influenciou gerações com seu conhecimento e inspirou todos os brasileiros com sua postura íntegra e de amor ao país“, disse.
Sepúlveda Pertence, reconhecido nacionalmente por sua trajetória no campo do Direito, deixou um legado significativo, influenciando gerações e inspirando brasileiros com seu vasto conhecimento e amor pelo país. Suas habilidades jurídicas foram amplamente admiradas, e sua atuação na vida pública foi marcada pela defesa dos princípios fundamentais da Justiça.
Sepúlveda Pertence foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de 1989 a 2007, durante os quais deixou sua marca como um jurista de excelência. Além da carreira no STF, Pertence também foi advogado-geral da União no governo do presidente José Sarney (MDB), entre 1985 e 1989.
Sepúlveda Pertence também foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, além de ter atuado como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).