GPS Brasília comscore

Gorilla trekking: conheça o passeio para observar gorilas na África

Publicado: Atualizado:

Uma das tendências para 2024 é o turismo ecológico e sustentável, em que o viajante conhece, de maneira consciente e responsável, belezas naturais preservadas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse segmento consiste em utilizar o patrimônio natural e cultural e incentivar sua conservação. Dentro dessa tendência, safaris, mergulhos e escaladas são algumas atividades comumente realizadas, mas uma vem ganhando bastante destaque recentemente: o gorilla trekking.

O passeio consiste em uma trilha para observar gorilas-das-montanhas, espécie existente em apenas três países africanos: Uganda, Ruanda e República Democrática do Congo.

gorilla trekking

Passeio para observar gorilas | Foto: reprodução/Bwindi Impenetrable National Park

Para realizar a trilha e observar esses gigantes da natureza, é preciso se organizar financeiramente. Alguns parques permitem a visitação de apenas 96 pessoas por dia, como é o caso do Volcanoes National Park, em Ruanda, e cada um deve desembolsar US$ 1.500, aproximadamente R$ 8.200. Nesse caso, porém, toda a verba arrecadada é revertida para a comunidade local, educação, pesquisa e preservação do meio ambiente e das famílias de gorilas que vivem lá.

Duda Nogueira, modelo, influenciadora e podcaster brasiliense, passou sua Lua de Mel na África e teve a oportunidade de fazer o passeio em Ruanda. “É incrível, mas confesso que me deu bastante medo em alguns momentos, mesmo os gorilas já sendo super acostumados com a presença humana”, conta.

Ela explica que as trilhas podem variar do nível fácil ao difícil, às vezes levando horas, e que, durante o passeio, foi necessário usar máscaras de proteção para que os animais não fossem contaminados. Além disso, é obrigatória a presença de um guia durante toda a caminhada.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Duda Nogueira Lazarte (@dudanogueira)

Alguns hotéis da região oferecem a experiência do gorilla trekking, como o Singita e o One and Only – Gorilla’s Nest, sendo este último o escolhido por Duda. Ela relembra, ainda, que, por ser um passeio mais exclusivo – e, portanto, muito concorrido por conta da capacidade reduzida dos hotéis e dos visitantes –, é importante se organizar com antecedência e contratar os passeios o quanto antes.

Apesar de ser um alto valor para investir no passeio, aqueles que já tiveram a experiência garantem que vale cada centavo.

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.