Uma das tendências para 2024 é o turismo ecológico e sustentável, em que o viajante conhece, de maneira consciente e responsável, belezas naturais preservadas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse segmento consiste em utilizar o patrimônio natural e cultural e incentivar sua conservação. Dentro dessa tendência, safaris, mergulhos e escaladas são algumas atividades comumente realizadas, mas uma vem ganhando bastante destaque recentemente: o gorilla trekking.
O passeio consiste em uma trilha para observar gorilas-das-montanhas, espécie existente em apenas três países africanos: Uganda, Ruanda e República Democrática do Congo.
Para realizar a trilha e observar esses gigantes da natureza, é preciso se organizar financeiramente. Alguns parques permitem a visitação de apenas 96 pessoas por dia, como é o caso do Volcanoes National Park, em Ruanda, e cada um deve desembolsar US$ 1.500, aproximadamente R$ 8.200. Nesse caso, porém, toda a verba arrecadada é revertida para a comunidade local, educação, pesquisa e preservação do meio ambiente e das famílias de gorilas que vivem lá.
Duda Nogueira, modelo, influenciadora e podcaster brasiliense, passou sua Lua de Mel na África e teve a oportunidade de fazer o passeio em Ruanda. “É incrível, mas confesso que me deu bastante medo em alguns momentos, mesmo os gorilas já sendo super acostumados com a presença humana”, conta.
Ela explica que as trilhas podem variar do nível fácil ao difícil, às vezes levando horas, e que, durante o passeio, foi necessário usar máscaras de proteção para que os animais não fossem contaminados. Além disso, é obrigatória a presença de um guia durante toda a caminhada.
Ver essa foto no Instagram
Alguns hotéis da região oferecem a experiência do gorilla trekking, como o Singita e o One and Only – Gorilla’s Nest, sendo este último o escolhido por Duda. Ela relembra, ainda, que, por ser um passeio mais exclusivo – e, portanto, muito concorrido por conta da capacidade reduzida dos hotéis e dos visitantes –, é importante se organizar com antecedência e contratar os passeios o quanto antes.
Apesar de ser um alto valor para investir no passeio, aqueles que já tiveram a experiência garantem que vale cada centavo.