GPS Brasília comscore

GDF escala equipe para auxiliar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Comitiva especializada em gestão de abrigos se mobiliza para prestar ajuda na região atingida
Palácio do Buriti
Palácio do Buriti | Foto: Arquivo Agência Brasília

Compartilhe:

A pedido do governador Ibaneis Rocha (MDB), o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu mobilizar uma equipe especializada em calamidades e gestão de abrigos para auxiliar nas demandas decorrentes dos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul.

“Nossas ações pelos nossos irmãos gaúchos continuam. Vamos enviar na segunda-feira (13) três servidores do GDF, da Secretaria de Desenvolvimento Social, para o Rio Grande do Sul. Eles vão colaborar com a organização dos acolhimentos provisórios que foram montados na regiões mais afetadas. Seguimos unidos, lado a lado”, disse o governador.

A comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) partirá da Base Aérea de Brasília, às 8h de segunda, graças a um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), já que o Aeroporto de Porto Alegre segue interditado.

“A missão inicial da equipe é entender como podemos auxiliar de forma efetiva na organização dos acolhimentos provisórios montados nas áreas mais afetadas pelas enchentes”, destaca o secretário-executivo pasta, Jean Marcel Pereira Rates, que integra a comitiva.

Além da equipe da Sedes-DF, o GDF também enviou militares do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil para atuar nas inundações na região Sul do Brasil.

Até o momento, já foram resgatadas pelas equipes 149 pessoas e 45 animais, além do fornecimento de apoio para transporte de pessoas e mantimentos às famílias afetadas. A força-tarefa permanecerá no estado gaúcho, especialmente nas cidades serranas de São Leopoldo e Bento Gonçalves, até o dia 16 deste mês.

Ibaneis determinou a criação de um comitê de emergência para arrecadação de doações destinadas ao Rio Grande do Sul. O grupo, coordenado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, é responsável por receber, planejar e coordenar a campanha de arrecadação das doações, com participação de diversas secretarias de Estado e órgãos públicos.

Até a última quinta-feira (9), os brasilienses já haviam doado mais de 600 toneladas de mantimentos para a população gaúcha afetada pelas calamidades climáticas na Região Sul do País.

Os cidadãos interessados em ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul podem contribuir levando água, roupas, agasalhos, cobertores e alimentos não perecíveis de fácil consumo para os pontos de coleta, como Novacap, BRB e outros pontos estratégicos.

As doações serão encaminhadas por meio da Força Aérea Brasileira para as regiões afetadas e reforça a grande rede de solidariedade montada na capital federal em apoio aos atingidos pelas enchentes.

Veja:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ibaneis (@ibaneisoficial)

Últimas

Política