GPS Brasília comscore

Campanhas de prevenção à Aids e ao câncer de pele são destaque em dezembro

Diagnóstico precoce em ambas as doenças pode ser determinante para o tratamento

As campanhas de conscientização de problemas de saúde ocorrem em todos os meses do ano e, em dezembro, não seria diferente. O último mês do ano alerta para os cuidados com a Aids e o câncer de pele, duas doenças que merecem mais atenção da população. 

Dezembro vermelho

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial da Consciência sobre HIV e Aids, e dá início à campanha Dezembro Vermelho, que promove uma importante mobilização nacional na luta contra a doença. A ação chama atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus. 

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por exame de sangue, seja pela coleta de sangue venoso ou pela ponta do dedo, para a detecção de anticorpos contra o vírus. 

Nos últimos dez anos, o Brasil registrou uma queda de 25,5% na mortalidade por Aids. Em 2023, 96% das pessoas vivendo com HIV no País estavam diagnosticadas, 82% delas em tratamento antirretroviral e 95% dessas com o vírus intransmissível. 

Além da Aids, o Dezembro Vermelho alerta também para os cuidados com as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HPV, sífilis e herpes genital. 

Dezembro laranja

A campanha tem o intuito de aumentar o conhecimento da população sobre o câncer de pele e a importância de sua prevenção. Esse é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, representando 31,3% dos casos da doença no País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A doença é dividida em dois tipos: melanoma e não melanoma, sendo este último o mais comum e curável, desde que seja detectado precocemente. Alguns cuidados simples do dia a dia, como o uso de protetor solar e a realização periódica de exames na pele, podem evitar o aparecimento de lesões e garantir um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de um tratamento efetivo.

Na capital federal, no próximo dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mobiliza dermatologistas voluntários para oferecer atendimento gratuito à população. No Hospital Universitário de Brasília (HUB),  a ação promoverá triagens, exames e encaminhamentos para o tratamento de possíveis lesões suspeitas.

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.