Categories: Política

Barroso prega união na posse como presidente do STF: “Somos um só povo”

O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse, na tarde desta quinta-feira (28), como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é o sucessor da ministra Rosa Weber, que se aposentou ao completar 75 anos. O ministro Edson Fachin assumiu o cargo de vice-presidente da Suprema Corte.

Em seu discurso de posse, Barroso delineou sua visão para o futuro do Judiciário brasileiro, destacando a importância da representatividade de minorias e enfatizando o compromisso com a defesa dos direitos humanos e a democracia.

Uma das principais mensagens do novo presidente foi a necessidade de aumentar a participação de mulheres nos tribunais, promovendo critérios de promoção que visem a paridade de gênero. Além disso, ele destacou a importância de ampliar a diversidade racial no sistema judiciário brasileiro.

“Há quem pense que a defesa dos direitos humanos, da igualdade da mulher, da proteção ambiental, das ações afirmativas, do respeito à comunidade LGBTQIA+, da inclusão das pessoas com deficiência, da preservação das comunidades indígenas são causas progressistas. Não são. Essas são as causas da humanidade, da dignidade humana, do respeito e consideração por todas as pessoas”, argumentou.

Barroso também reafirmou o compromisso do Judiciário com a democracia, destacando que o Brasil superou ameaças golpistas e enfatizando a necessidade de pacificação nacional. Ele sublinhou a importância da harmonia entre os poderes e da coexistência pacífica para o progresso do país.

“O país não é feito de nós e eles. Somos um só povo. O sucesso do agronegócio não é incompatível com a preservação ambiental. Pelo contrário. O enfrentamento à corrupção não é incompatível com o devido processo legal. Estamos todos no mesmo barco. Se ele naufragar o naufrágio é de todos”, destacou o novo presidente do STF.

Grande parte do discurso de Barroso foi dedicada à defesa da democracia e à lembrança de momentos críticos em que atos golpistas ameaçaram o Estado de Direito. Ele ressaltou que as instituições, com o apoio da sociedade civil, da imprensa e do Congresso Nacional, prevaleceram, e que as Forças Armadas resistiram ao golpismo quando necessário.

Ao lado do preside Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Barroso enfatizou a importância do diálogo e da harmonia entre os poderes para o funcionamento saudável da democracia. Ele destacou que, em uma democracia, não há poderes hegemônicos e que a independência de cada um deve ser garantida, visando uma convivência harmoniosa e produtiva em prol do bem do Brasil.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Peça comemora 30 anos de grupo de teatro Caleidoscópio em Brasília

Além da peça exibida no Espaço Cultural Renato Russo, as celebrações contam com lançamento de…

58 minutos ago

Streaming: 5 novas produções com atores renomados para assistir

A maioria já está disponível no catálogo dos streamings para aproveitar no fim de semana

2 horas ago

DF se aproxima de 1 milhão de empregados formais

Número de contratações em maio foi o maior para o mês desde, pelo menos, 2020

3 horas ago

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos

3 horas ago

Restaurante Aragon promove noite de stand-up comedy com humorista Carioca

Na comédia "Botando + Pilha", o artista irá surpreender a todos com detalhes antes não…

4 horas ago

Vencedor do Oscar, versão de Godzilla em preto e branco estreia nos cinemas

Filme só foi exibido antes no Japão, onde foi produzido, e estará nos cinemas brasileiros…

5 horas ago