GPS Brasília comscore

Artigo: ‘Varizes em homens: um problema ignorado que merece atenção’

As varizes, que surgem de forma progressiva, muitas vezes não desencadeia sintomas específicos
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Compartilhe:

Apesar de ser uma condição muito associada a pacientes do sexo feminino, as varizes também podem atingir pessoas do sexo masculino. Por não se atentarem tanto à estética dos membros inferiores como as mulheres, muitos homens acabam não notando o surgimento das varizes.

A condição, que surge de forma progressiva, e muitas vezes não desencadeia sintomas específicos, o que dificulta a percepção do homem.

 

Incidência em Homens

Embora as varizes sejam mais prevalentes em mulheres, estudos mostram que até 60% dos homens também podem desenvolvê-las. A incidência aumenta com a idade, mas varizes em homens mais jovens também não são incomuns. O fato de os homens terem menor probabilidade de procurar tratamento para varizes pode levar à subestimação da sua prevalência.

 

Fatores de Risco

Um dos principais fatores de risco para o surgimento desse quadro está associado exclusivamente às mulheres, como os hormônios femininos, gravidez e uso de anticoncepcionais.

Os fatores de risco em comum entre os homens e as mulheres incluem predisposição genética, idade avançada, obesidade, estilo de vida sedentário e profissões que exigem longos períodos de pé ou sentado. Além disso, lesões traumáticas ou cirurgias prévias nas pernas podem aumentar o risco de desenvolver varizes.

 

Sintomas

Os sintomas de varizes em homens podem variar, mas geralmente incluem sensação de peso ou cansaço nas pernas, dor e inchaço. Em casos mais graves, podem ocorrer complicações como alteração da coloração da pele, feridas de difícil cicatrização e tromboflebite.

 

Impacto na Qualidade de Vida

As varizes podem não apenas causar desconforto físico, mas também impactar significativamente a qualidade de vida dos homens. Além disso, as varizes podem afetar a autoestima e a confiança, especialmente se forem visíveis.

 

Opções de Tratamento

Existem várias opções de tratamento disponíveis para varizes em homens, que vão desde medidas conservadoras até procedimentos médicos mais invasivos. Entre as opções estão mudanças no estilo de vida, como manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente, elevar as pernas ao descansar, evitar longos períodos de pé ou sentado e usar meias de compressão. Em casos mais avançados, podem ser recomendados procedimentos médicos como aplicações com espuma, laser endovenoso, radiofrequência ou cirurgia.

As varizes em homens são uma condição vascular subestimada que merece mais atenção. Reconhecer os fatores de risco, sintomas e opções de tratamento é fundamental para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. Homens que apresentam sinais e sintomas de varizes devem procurar orientação médica para avaliação e tratamento adequados.

 

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

*Camila Helena Oliveira é especialista em Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular com Doppler pela SBACV/AMB/CBR. Graduada em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada. Fez residência médica em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular com Doppler na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).