A Semana de Design de Milão é um dos maiores festivais de design do mundo, e tem como principal evento do seu portfólio o ‘Salone del Mobile.Milano’. Neste ano, as convenções acontecem entre os dias 15 e 21 de abril.
O ‘Salone del Mobile.Milano’ 2024 acontece do dia 16 ao dia 21 de abril, no Rho Fiero Milano. A edição de 2024 contará com mais de 1.900 expositores, incluindo jovens talentos e escolas de design. As principais exposições incluem a ‘Salone Internazionale del Mobile’, a ‘EuroCucina’, a ‘International Bathroom Exhibition’ e a ‘SaloneSatellite’.
A presidente do evento, Maria Porro, enfatiza a importância de abrir o leque e promover a evolução do setor, incorporando elementos como inteligência artificial e novos formatos de exposição e interação.
“Capturar novas tendências, a evolução de todo um setor, envolvendo e ouvindo comunidades próximas e distantes, identificando novas abordagens, metodologias e tecnologias, experimentando, estando na vanguarda, como se diz: essa ainda é a ambição do Salone hoje”, disse Maria Porro.
Algumas mudanças significativas foram implementadas para aprimorar a experiência do Salone. Isso inclui a otimização dos layouts e caminhos do visitante nas exposições com base na neurociência e em uma filosofia centrada no ser humano.
Além disso, houve uma redistribuição dos pavilhões para agrupar expositores por conteúdo e público-alvo, oferecendo uma experiência mais significativa aos visitantes.
Destacam-se também as comemorações pelo 25º aniversário do ‘SaloneSatellite’, o primeiro evento a dedicar especial atenção aos jovens designers, com uma exposição na Triennale Milano apresentando uma ampla gama de objetos, protótipos e histórias.
Contudo, a semana não se resume ao salão principal, são mais de 900 eventos distribuídos por toda a cidade durante o período. A grande maioria integrante do ‘Fuorisalone’, um conjunto de exposições distribuídas em diferentes bairros de Milão nos mesmos dias em que acontece o Salone.
O ‘Fuorisalone’ não é um evento de Feira, não possui organização central e não é administrado por nenhuma Instituição. O conjunto começou de forma espontânea no início da década de 1980, graças à vontade de empresas que trabalham nos sectores do mobiliário e do design industrial.
Atualmente, a Semana de Design de Milão está se expandindo para muitos setores relacionados, incluindo automotivo, tecnologia, telecomunicações, arte, moda e alimentação.