A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Donald Trump está elegível no estado do Colorado. Os juízes tinham que avaliar se a participação de Trump nos atos do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 o impediria de concorrer.
Trump comemorou em sua rede social, a Truth Social, que considera a decisão uma vitória massiva: “Grande vitória para a América”. O ex-presidente disputa a candidatura com Nikki Haley, e é visto como favorito do partido Republicano.
Utilizar a 14ª Emenda para inviabilizar a candidatura do ex-presidente sempre foi uma possibilidade, mas ganhou força com uma vitória no tribunal superior do Colorado em dezembro e desde essa decisão ele também foi retirado das urnas em Illinois e Maine.
A decisão da corte foi unânime, alegando que nenhum candidato pode ser retirado do pleito com decisão unilateral. O placar dos votos foi de 5 a 4 a favor de Trump.
Donald Trump, mesmo após ser condenado a pagar uma multa de U$355 milhões por fraude processual em suas empresas segue forte na oposição de Joe Biden, o atual presidente. O ex-presidente também foi condenado a pagar U$83 milhões à autora E. Jean Carrol por difamação. Trump ainda enfrenta acusações como um suborno pago a atriz pornô Stormy Daniels em 2016; na Flórida háacusações federais por manipular documentos confidenciais depois de seu mandato (marcado para maio); em Washington: interferência na eleição de 2020.
Mesmo com essa vitória na corte do Colorado, Trump ainda é ameaçado por esses processos em instâncias inferiores, ele alega ter imunidade presidencial em relação ao ocorrido em 6 de janeiro. Essa prerrogativa foi negada pelo Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito do Distrito de Colúmbia, onde Donald recorre a decisão.