Para quem aprecia a diversidade cultural no cinema, há lugar certo para ir na capital federal. A programação desta semana no Cine Brasília traz diversidade de estilos e nacionalidades com longas franceses e brasileiros. O destaque vai para o documentário Memória Sufocada, em que Gabriel Di Giacomo, reflete sobre os resquícios da Ditadura Militar nos tempos atuais.
O também brasileiro Raquel 1.1, conta a jornada de uma adolescente religiosa. Ela se muda com o pai para uma pequena cidade no interior do Brasil para começar uma nova vida, e faz amizade com meninas evangélicas de uma igreja local. Ali, Raquel aprofunda a sua fé e revisita dores e traumas do passado.
Para o lado francês e já recomendado pelo GPS Lifetime, A Garota Radiante segue em cartaz com a história de Irène, jovem francesa, de origem judia, que sonhava ser atriz, mas precisou enfrentar o tempo em que a Alemanha Nazista ocupou o seu país de origem, a França.
Também na França, Fique Comigo contra a história de três pessoas que viviam sozinhas em um prédio com o elevador quebrado. Viviam, pois o problema do prédio trará mais união do que os personagens imaginavam.
Após a rotina alterada, um homem, que devido a uma “overdose” de bicicleta ergométrica, acaba numa cadeira de rodas e conhece uma misteriosa enfermeira do plantão noturno. Um adolescente, cujos pais estão sempre ausentes, se envolve com a nova vizinha, uma atriz de cinema com idade para ser sua mãe. E uma imigrante argelina, que aguarda a saída de seu único filho da prisão, acolhe um astronauta americano que cai do espaço e bate à sua porta.
Esses e outros filmes estão disponíveis na programação do Cine Brasília. Para conferir o cardápio completo com horários acesse https://cinebrasilia.com/programacao/.
Lançamentos
Uma novidade é que o Cine Brasília passará para o público quatro produções de língua alemãs inéditas no Brasil. A mostra tem filmes da Áustria, Bélgica, Suíça e Luxembugo. Os longas trazem desde comédia de situações familiares de Framboesa Com Mostarda, passando pelo ranzinza idoso solteiro em O Momento da Eternidade.
As novas tecnologias também estarão em cartaz, em Desassossego. Há ainda o documentário sobre a vida e obra de Karl Schwanzer, um dos mais importantes arquitetos austríacos do período pós-guerra, em Voando Adiante.
O outro lançamento é O Colibri, filme dirigido por uma das mais destacadas diretoras italianas contemporâneas, Francesca Archibugi, conhecida no Brasil por A Árvore do Pico.
O Colibri conta a história de um homem, que desde a infância recebe esse apelido. A história começa em 1970, e vai até um futuro próximo. Entre amores, coincidências e reflexões sobre o amor, o longa conta a história de vida do protagonista e as pessoas que por ali passam.
Programação especial
Em 19 de abril, o Cine Brasília celebrará os povos indígenas com uma sessão especial, seguida de debate do filme A Terra Negra dos Kawa. Estarão presentes o diretor Sérgio de Andrade, a pesquisadora e ativista Atalci Kokama Rubim e Cecília Barroso, crítica do site Cenas de Cinema.
Programação
Quinta-feira (13/04/2023)
10h – Perlimps
15h – A Garota Radiante
17h – Okofá (curta) + O Colibri
19h30 – Voando Adiante (Mostra Língua Alemã)
21h – Okofá (curta) + O Colibri
Sexta-feira (14/04/2023)
10h – O Grande Mauricinho
15h – A Garota Radiante
17h – O Colibri
19h30 – Um Momento de Eternidade (Mostra de língua alemã)
21h – Okofá (curta) + O Colibri
Sábado (15/04/2023)
10h – Perlimps
15h – A Garota Radiante
17h – Okofá (curta) + O Colibri
19h30 – Framboesas Com Mostarda (Mostra de Língua Alemã)
20h30 – Okofá (curta) + O Colibri
Domingo (16/04/2023)
10h – O Grande Mauricinh
15h – A Garota Radiante
17h – Okofá (curta) + O Colibri
19h30 – Desassossego (Mostra de língua alemã)
Segunda-feira (17/04/2023)
15h – O Colibri
17h20 – A Garota Radiante
19h30 – Okofá (curta) + O Colibri
Terça-feira (18/04/2023)
10h – Perlimps
15h – A Garota Radiante
17h – Okofá (curta) + O Colibri
19h30 – O Colibri
Quarta-feira (19/04/2023)
10h – O Grande Mauricinho
15h – A Garota Radiante
17h – Okofá (curta) + O Colibri