O deputado Chico Vigilante (PT) utilizou seu espaço no plenário da Câmara Legislativa, na quarta-feira (13), para chamar a atenção para a situação crítica do sistema de transporte público do Distrito Federal. Segundo o parlamentar, há indícios de que o sistema poderá entrar em colapso já no mês de abril.
Vigilante relatou ter sido procurado pelo Sindicato dos Rodoviários e ter participado de uma reunião no dia de hoje (13) com importantes autoridades, como o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, os secretários de Transporte e de Economia, Zeno Gonçalves e Ney Ferraz, respectivamente, o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), e representantes das empresas de ônibus que operam no DF.
Durante o encontro, ficou evidente para o deputado a urgência de mudanças no sistema de transporte público da capital. “Realmente, o sistema precisa mudar. A partir dessa reunião, vamos caminhar para uma solução”, afirmou Vigilante.
Na visão do parlamentar, se as medidas necessárias não forem tomadas, o DF corre o risco de enfrentar uma situação semelhante à do transporte do Entorno, onde os usuários chegam a pagar R$ 20 em uma única passagem. A preocupação de Vigilante reforça a necessidade de ações imediatas para garantir a eficiência e a acessibilidade do transporte público na região.