A advogada Verônica Sterman, de 41 anos, entrou para a história do Brasil ao se tornar a segunda mulher a ocupar o posto de ministra civil da Corte Militar, ao lado da ministra Maria Elizabeth Rocha, atual presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Sterman foi sabatinada na manhã dessa quarta-feira (13) e teve sua indicação aprovada no Plenário do Senado, por 51 votos favoráveis e 16 contrários.
Ela celebrou a conquista em um coquetel oferecido na casa do advogado Pedro Ivo, no Lago Sul, e foi prestigiada por autoridades como o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o ministro do STM Guido Amin Naves, o senador Hiran Gonçalves, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Otávio Toledo, além de desembargadoras da Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Geraldo Alckmin e Ministra Verônica Sterman
Sterman é formada em Direito pela PUC de São Paulo e especializada em Direito Penal Econômico na GV Law. Em seu currículo, constam ainda diversos cursos sobre temas como lavagem de capitais e colaboração premiada.
Em seu discurso de apresentação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi sabatinada, ela destacou o simbolismo de sua escolha pelo presidente Lula – que a indicou em março de 2025 -, ao defender que a representação feminina em espaços de poder ainda precisa avançar para refletir o equilíbrio da sociedade brasileira.
“Mais mulheres na magistratura significa um Judiciário mais plural, capaz de compreender as múltiplas realidades que atravessam a nossa nação. A presença de mais uma mulher neste tribunal histórico carrega esse compromisso. A diversidade de olhares enriquece a Justiça, amplia o entendimento sobre as realidades humanas e fortalece a legitimidade dos jurisdicionados”, afirmou.

Ministra Verônica Sterman
A Corte Militar é formada por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares. Verônica Sterman ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, que atuou por 24 anos na Justiça Militar da União.
Veja os cliques da noite, pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva:
*Com informações do STM