O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social, a Truth Social para informar que deslocou dois submarinos nucleares para posições estratégicas após declarações de Dmitry Medvedev, que disse que a Rússia estaria disposta a utilizar o “sistema da mão morta”. O sistema ativa automaticamente ogivas nucleares em caso de morte da liderança do país durante algum ataque.
Trump disse que palavras são importantes e que a declaração deve ser levada a sério, e que espera que consequências não previstas não aconteçam. Ele também publicou um protesto contra a guerra Rússia x Ucrânia, dizendo que foi informado da morte de 20.000 soldados russos neste mês.
O presidente americano disse que “essa guerra nunca deveria ter ocorrido, foi uma guerra do Biden, não do Trump”, e completou que participa “para ver se consegue parar com isso”. Ele lamentou a morte dos 8.000 solados ucranianos mortos desde janeiro deste ano e os 112.500 soldados russos mortos desde o início do conflito.
“Baseado nas declarações altamente provocativas do ex-presidente da Rússia Dmity Medvev, que atualmente é o Vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, eu ordenei dois submarinos nucleares a se posicionar em regiões adequadas, caso esses comentários tolos e inflamatórios sejam mais que isso. Palavras são muito importantes, e pode levar a consequências indesejadas, eu espero que isso não seja uma dessas ocorrências. Obrigado pela atenção de vocês neste assunto.”