GPS Brasília comscore

Fernando Collor é preso por corrupção e lavagem de dinheiro

A decisão de Moraes será submetida ao plenário virtual do STF, que tem até às 23h59 desta sexta-feira para referendar ou não a prisão

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem prevê o cumprimento imediato da pena de 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes relacionados à Operação Lava Jato.

Segundo a defesa, a prisão ocorreu por volta das 4h, enquanto Collor se deslocava para Brasília, onde, segundo os advogados, ele se apresentaria espontaneamente. O ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas.

A condenação, proferida em 2023, trata do recebimento de R$ 20 milhões em propina entre 2010 e 2014. De acordo com a denúncia, os valores foram pagos por empresários para garantir contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia. Em troca, Collor teria usado sua influência política para nomear e manter diretores na estatal, subsidiária da Petrobras.

O STF já havia rejeitado recursos anteriores da defesa. No mais recente, os advogados pediam que prevalecessem os votos de ministros que defenderam penas mais brandas. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, considerou o recurso “manifestamente inadmissível” e “meramente protelatório”, determinando o trânsito em julgado da condenação e o início imediato da pena.

A decisão de Moraes será submetida ao plenário virtual do STF, que tem até às 23h59 desta sexta-feira para referendar ou não a prisão. Até lá, a ordem de detenção permanece válida.

Em nota, a defesa de Collor afirmou ter recebido com “surpresa e preocupação” a decisão do ministro e alegou que o recurso deveria ter sido analisado em plenário, na sessão extraordinária já agendada para esta sexta-feira.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Conheça os lançamentos que estão transformando o ato de brindar …

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.