GPS Brasília comscore

Saúde do DF apresentou melhoras, diz secretária a deputados

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, acompanhada pela equipe de gestão da pasta, participou de uma audiência pública, nesta segunda-feira (23), na Câmara Legislativa, conforme exigido pela legislação, quando apresentou o Relatório de Atividade Quadrimestral referente ao período de janeiro a abril de 2023. A audiência foi realizada pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), que tem monitorado o desempenho da saúde pública local.

A titular da pasta demonstrou otimismo em relação ao desempenho da secretaria e observou que, no próximo relatório, será possível visualizar melhorias em relação ao primeiro quadrimestre.

“Precisamos melhorar, mas é satisfatório saber que estamos em uma curva ascendente.” A secretária também destacou a equipe e declarou: “Podem confiar neste grupo que trabalha para melhorar a saúde”, disse.

Em resposta à deputada Paula Belmonte (Cidadania), que preside a comissão e conduziu a audiência, a secretária destacou que, ao longo de 2023, houve um aumento no ritmo de nomeações de pessoal especializado, o maior em anos.

Os técnicos da pasta também explicaram que este é um “relatório de monitoramento” e, portanto, apresenta resultados parciais, uma vez que as metas devem ser alcançadas ao longo de doze meses. Muitos indicadores de desempenho seguem o que estava previsto no Plano Distrital de Saúde 2020-2023 e ainda refletem os impactos da pandemia, quando o sistema de saúde esteve sobrecarregado.

Relatório

De acordo com o documento, a rede pública de saúde contava com 392 estabelecimentos cadastrados no primeiro quadrimestre deste ano, 40 unidades a mais em comparação ao período anterior, e 38 estabelecimentos contratados. A audiência abordou diversos tópicos, como atendimento, contratação de pessoal, falta de medicamentos, execução orçamentária, ampliação da rede e a situação do IGES-DF.

Além da deputada Paula Belmonte, parlamentares como Dayse Amarilio (PSB) e Fábio Felix (PSol) participaram da audiência, bem como a promotora de Justiça do Ministério Público do DF, Hiza Lima, que elogiou os avanços obtidos no primeiro quadrimestre.

O promotor Vinicius Almeida Bertaia ressaltou a necessidade de uma maior interação com a região do Entorno, e Domingos de Brito Filho, presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, também acompanhou a reunião, representando o controle social do setor.

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.