O aumento de casos de sarampo no continente americano acende um alerta para o Brasil, mas, por enquanto, os três casos confirmados no país não comprometem o certificado de território livre da doença, recuperado em 2023.
O Ministério da Saúde confirmou dois casos em bebês gêmeos no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal, em uma mulher adulta que, segundo as investigações, pode ter sido infectada durante uma viagem ao exterior. O caso reforça a importância da vacinação, já que adultos também transmitem a doença.
O sarampo, altamente contagioso, preocupa ainda mais diante dos surtos em países como Estados Unidos (301 casos), Canadá (173), México (22) e Argentina (11). A Opas avalia que o risco de disseminação no continente é alto.
A vacina Tríplice Viral, oferecida pelo SUS, deve ser aplicada aos 12 e 15 meses de idade. Em 2024, o Brasil atingiu 95% de cobertura na primeira dose, mas menos de 80% na segunda. Durante a pandemia, a queda na vacinação aumentou o número de pessoas suscetíveis, tornando essencial a imunização para evitar novos surtos.