GPS Brasília comscore

GDF reforça vigilância contra o sarampo após primeiro caso confirmado desde 2020

Secretaria de Saúde adota medidas estratégicas para conter transmissão da doença na capital

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) intensificou o monitoramento epidemiológico e reforçou a vacinação após a confirmação do primeiro caso de sarampo na capital desde 2020. As medidas foram apresentadas ao Ministério da Saúde, que elogiou a resposta rápida das autoridades locais.

Brasília respondeu rapidamente ao caso, garantindo o diagnóstico precoce, a busca ativa e o bloqueio vacinal. Essa atuação exemplar deve servir de modelo para outros estados e municípios”, destacou Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O caso confirmado é de uma mulher entre 30 e 39 anos, com histórico de viagens internacionais. Ela apresentou os primeiros sintomas em 27 de fevereiro e, no dia 1º de março, surgiram as manchas vermelhas características da doença. O diagnóstico foi confirmado por exames laboratoriais do Lacen-DF e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). A paciente não precisou ser hospitalizada, e seu quadro evoluiu sem complicações.

Diante da situação, a SES-DF rastreou e orientou 278 pessoas que tiveram contato com a paciente, incluindo colegas de trabalho, vizinhos e passageiros de meios de transporte. Esse grupo seguirá sendo monitorado até o dia 26 de março.

A principal medida adotada foi o bloqueio vacinal seletivo, estratégia que consiste em imunizar todas as pessoas expostas ao vírus em um prazo de até 72 horas para evitar sua disseminação.

A vacinação segue como a forma mais eficaz de prevenir o sarampo. No DF, a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos é de 97,2% para a primeira dose e 88,3% para a segunda dose.

As diretrizes para imunização são as seguintes:

  • Pessoas de até 29 anos devem ter duas doses da vacina tríplice viral;
  • Adultos de 30 a 59 anos precisam comprovar pelo menos uma dose;
  • Profissionais de saúde devem apresentar duas doses, independentemente da idade;
  • Crianças de 6 a 11 meses podem receber uma dose extra (“dose zero”) em caso de surto.

De acordo com a pasta, há uma reserva de mais de 40 mil doses da vacina e reforça a importância da imunização.

A vacina contra o sarampo é extremamente segura e pode ser aplicada junto com outras. Essa é uma responsabilidade coletiva“, destacou Tereza Pereira, gerente da rede de frio da secretaria.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e potencialmente grave, especialmente para crianças menores de cinco anos. Os principais sintomas incluem febre, tosse seca, irritação nos olhos e manchas vermelhas que começam no rosto e se espalham pelo corpo. A persistência da febre após o surgimento das manchas pode indicar complicações.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.