GPS Brasília comscore

Que tal um giro pelas vinícolas uruguaias?

Nosso vizinho tem vinhos e passeios incríveis pelas vinícolas
Bodega Garzón (Foto: Cortesia)
Bodega Garzón (Foto: Cortesia)

Compartilhe:

Passado o Carnaval, já tem gente pensando no próximo feriado, que já se aproxima. Se você é do tipo que curte vinhos e quer aproveitar a Semana Santa para fazer uma viagem curta, minha dica é dar um pulo no Uruguai, um país de culinária riquíssima e vinhos sensacionais.

Com cinco dias de passeios, entre Montevidéu e Punta del Leste, já dá pra conhecer baste coisa legal. Claro que se você tiver uns dias a mais, dá para incluir mais vinícolas no roteiro e aproveitar com calma o território dos “Hermanos”.

A primeira parada é a Bouza, que fica praticamente dentro de Montevidéu, pois está a 15 km da cidade. Eles são famosos pelo Albariño e por serem um dos pioneiros no enoturismo.

A Bouza é daqueles lugares que precisa estar no roteiro de quem gosta de vinho. Localizada em Melilla, cerca de 20 minutos de carro ou van desde o centro da capital, lá você pode ir para andar entre as parreiras, conhecer a produção do vinho, fazer uma degustação de rótulos produzidos ali ou apenas almoçar no restaurante da vinícola e comprar vinhos na loja.

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Eu sugiro a degustação de quatro vinhos acompanhada de quatro petiscos especialmente selecionados para acompanhar cada etapa e que acontece na garagem do local, onde fica uma coleção de carros antigos do proprietário.

O caminho até Punta del Leste tem diferentes opções de vinícolas, tudo vai depender do tempo disponível que você tem. Uma das que mais me impressionou, não só pela qualidade dos vinhos, mas pela vista deslumbrante do local e atendimento impecável dos atendentes foi a Cerro del Toro.

Localizada em Piriápolis, na encosta do Cerro del Toro, morro que dá nome à vinícola, a bodega é um projeto que nasceu em 2016 com a vocação de produzir vinhos de alta qualidade em uma localização privilegiada, bem perto do mar.

O terroir da vinícola é privilegiado, pois fica a 2 Km do oceano Atlântico e as videiras crescem em solos pedregosos cheios de fósseis marinhos. Isso traz para as uvas características únicas, como mineralidade e salinidade.

Finalizando o tour pelo Uruguai, tem a badalada e premiada Bodega Garzón, um projeto milionário e ambicioso do mundo do vinho que já arrebatou alguns prêmios, dentre eles a Melhor Vinícola do Novo Mundo pela revista Wine Enthusiast em 2018 e de Melhor Vinícola para Visitar no Mundo no prêmio World’s Best Vineyards.

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

A vista incrível, vinhos pontuados e restaurante do chef Francis Mallmann são alguns dos motivos para você conhecer o local. Situada em um povoado rural a pouco mais de 70 km de Punta del Este, a Garzón oferece passeios pelos vinhedos e instalações da vinícola, picnic, passeio de bicicleta pelos parreirais e voo de balão.

Não à toa a bodega já atrai mais de 20 mil brasileiros por ano. Esse número equivale a 75% das visitas da vinícola.

Agora é só preparar seu roteiro e embarcar para essa viagem incrível aqui do ladinho.