Apesar de parecer apenas uma desculpa para justificar o consumo de chocolate, é a pura verdade. Esse alimento, um dos mais queridos em diversas culturas — os chocólatras que o digam —, traz benefícios para a saúde, principalmente aqueles que têm alto teor de cacau.
Um estudo inédito da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 59% dos brasileiros gostam de chocolate, sendo que 36% dizem gostar muito. Os números são animadores, já que consumo pode fazer bem à saúde.
Além de trazer prazer, a ingestão desse alimento é benéfica pelas propriedades antioxidantes dos polifenóis e das procianidinas. Isso significa que, na prática, essas substâncias ajudam a proteger as células contra radicais livres, que, em excesso, está ligado a várias doenças.
Uma análise da Universidade de Harvard mostra que o consumo regular de chocolate amargo pode estar associado a uma diminuição no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Ainda não se sabe ao certo quais mecanismos estão envolvidos nesse processo, mas acredita-se que também seria por conta da ação dos flavonoides presentes no cacau, que atuariam reduzindo a inflamação e melhorando a sensibilidade à insulina.
O consumo de cacau também tem sido associado a melhorias no desempenho cognitivo em aprendizagem, memória e atenção, de acordo com a revisão de estudos publicada na revista Phytotherapy Research.
Por outro lado, é importante ressaltar que o consumo desse alimento deve ser moderado e inserido em uma dieta equilibrada. O consumo exagerado é capaz de atrapalhar o bom funcionamento do fígado e causar distúrbios digestivos.