Pinóquio, de Del Toro, triunfa no Annie, o Oscar da animação

O filme _Pinóquio, de Guillermo del Toro_, foi o grande vencedor da 50ª edição do _Annie Awards 2023_ com cinco prêmios dentre as nove indicações: **Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Desenho de Produção, Melhor Animação de Personagens e Melhor Trilha Sonora**.

A premiação, que comemorou meio século de existência, voltou a ser realizada presencialmente no Royce Hall da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, após duas edições virtuais devido à pandemia.

O filme do diretor mexicano, baseado no **clássico conto** de Carlo Collodi, reitera sua posição no segmento como favorito da temporada de premiações de 2023, que terá seu ápice em 12 de março, no Oscar.

O filme de Del Toro, da Netflix, já foi o vencedor de prêmios como o _Globo de Ouro, o BAFTA, o Critics Choice Awards_ e o prêmio concedido pelo Sindicato de Produtores (Producers Guild Awards), cuja cerimônia foi realizada simultaneamente com o do Annie na noite deste sábado, 25.

No entanto, _Marcel the Shell with Shoes On_, de Dean Fleischer Camp, desponta como o grande rival do cineasta mexicano no cobiçado Oscar, tendo recebido três prêmios em categorias como **Melhor Filme Independente, Melhor Dublagem e Melhor Escrita**.

Relacionados.

Filme bíblico com Anthony Hopkins ganha trailer

Viagens internacionais impulsionam networking empresarial

Fuad Noman vira no segundo turno e é reeleito prefeito de Belo Horizonte