Categories: Esportes

Paris 2024: seleção brasileira de basquete se garante nas quartas

A seleção brasileira masculina de basquete não precisou esperar muito tempo para saber se conseguiria uma das vagas como melhor terceiro colocado nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Bastou a vitória da Grécia sobre a Austrália, por 77 a 71, para que os brasileiros respirassem aliviados e garantidos nos mata-matas.

Após bater o Japão por 102 a 84 no que foi o seu melhor jogo na Olimpíada, a seleção aguardava outros resultados. E logo na primeira partida, com a vitória da Grécia contra a Austrália, por 77 a 71, veio a confirmação da vaga. Agora, resta aguardar Sérvia e Sudão, neste sábado, às 16h, para saber a posição na classificação geral – O Brasil pode terminar como melhor terceiro.

Com a vitória desta sexta-feira, a seleção brasileira confirmou a terceira posição do Grupo B, com 4 pontos, atrás de França e Alemanha, já classificadas. O saldo de pontos marcados, que era 25 negativo subiu para 7 negativo. Esse é o critério que desempata a disputa entre os melhores terceiros colocados – dos três, dois avançam.

A vitória deixará os gregos na terceira posição, com saldo -8 – estão em segundo, provisoriamente, antes do último jogo da chave Caso a Espanha perca do Canadá, ainda nesta sexta-feira, o Grupo A teria os canadenses em primeiro, Austrália em segundo e Grécia em terceiro após tríplice empate. Entretanto, o Brasil superaria os gregos no saldo de pontos (-7 a -8).

Caso o Canadá perca na última rodada, a Espanha sobe à primeira colocação (ganhando o confronto direto), os canadenses caem para o segundo lugar, e os gregos permanecem em terceiro, com a mesma situação, já que venceram o duelo direto com os australianos.

Sudão do Sul e Sérvia disputam a segunda posição do Grupo C, com jogo no sábado, às 16h. O resultado dessa partida definirá o outro terceiro colocado que irá às quartas de final e também a posição do Brasil na classificação geral. Com – 6 de saldo, o time africano pode até perder por um ponto que se garante. A Grécia torce por revés de 3 ou mais.

A última vez que o Brasil disputou o mata-mata do basquete em uma Olimpíada foi em Londres-2012. O time foi eliminado pela Argentina nas quartas de final e ficou em quinto na classificação geral. No Rio-2016, a eliminação foi na fase de grupos. Em Tóquio, disputado em 2021, a seleção não conseguiu se classificar.

O Brasil tem cinco medalhas no basquete olímpico. São três bronzes no masculino (Londres-1948, Roma-1960 e Tóquio-1964) e uma prata (Atlanta-1996) e um bronze (Sydney-2000) no feminino.

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Campeonato de Basquete do DF de 2024 começa neste sábado (3)

A cerimônia será no ginásio do Clube Social da Unidade de Vizinhança, na Asa Sul…

9 minutos ago

Caio Dutra: “Inscrições abertas para a segunda edição da Escola Carnavalesca”

Projeto que acontece no Setor Comercial Sul terá três módulos. Tanto as inscrições quanto as…

41 minutos ago

Veja quando começa o ciclo lunar de agosto

O mês começa com a Lua Nova neste domingo (4), e marca o início do…

50 minutos ago

Fim de semana para os pais no Norton

Nos dias 10 e 11 de agosto serão oferecidas cortesias para os papais que escolherem…

1 hora ago

Moda circular de luxo: coquetel marca chegada da Etiqueta Única ao Iguatemi

Evento de boas-vindas da plataforma contou com a presença de 180 convidados e música do…

1 hora ago

Dia dos Pais TGS com sorteio de 20 vales-compra na NBA Store

Além disso, na promoção Compre, Ganhe e Concorra, a cada R$ 700 em compras, clientes…

2 horas ago