GPS Brasília comscore

Obra do Costa Atacadão no Mané Garrincha está com alvarás suspensos

Publicado: Atualizado:

Com a suspensão de dois alvarás de construção, publicada no Diário Oficial do DF em edição extra no último sábado (21), a obra do Costa Atacadão no Estádio Nacional Mané Garrincha está oficialmente paralisada. A denúncia de que a área será ocupada por uma loja da rede foi publicada pelo portal GPS|Brasília na última quinta-feira (19).

Pelo texto, a subsecretária da Central de Aprovação de Projetos (CAP) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) determina, por meio da Ordem de Serviço 03/2024 a suspensão dos alvarás de construção 530/2021, emitido em 29 de março de 2021, e 2039/2022, de 21 de novembro de 2022.

Procurado pela reportagem do GPS|Brasília, o Grupo Costa informou que não havia autorização para divulgar detalhes do empreendimento no edifício 1 do Setor de Recreação Pública Norte (SRPN), que desvirtua o coração de Brasília. No e-mail enviado na sexta-feira (20) à redação, o Costa Atacadão afirmava que a obra possuía as licenças necessárias, agora suspensas, mas “por estratégia da empresa, ainda não estamos divulgando o projeto. Assim que autorizado, expandiremos a comunicação para todos os veículos de mídia”, informava a mensagem.

Obra irritou o governador
Ainda na noite de sexta-feira, o governador Ibaneis Rocha deu um ultimato à empresa que administra a Arena BRB, ameaçando ir a Justiça e suspender a concessão, por conta da obra do Costa Atacadão no local.

“Ou ele (Richard Dubois, que administra a Arena BRB) desiste deste projeto absurdo de colocar um atacadão nas imediações do estádio, ou o governo vai trabalhar para tirar dele a concessão”, declarou ao portal Metropóles.

Além disso, Ibaneis Rocha enviará, até terça-feira (24), um projeto de lei para limitar o uso das imediações do Mané Garrincha a atividades de esportivas e de turismo, suspendendo efeitos de uma lei de 2018, que libera a região para comércio.

Além da decisão do governador, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou a abertura de uma investigação sobre a construção no complexo esportivo do estádio. A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) está conduzindo o procedimento para avaliar possíveis irregularidades no projeto.

“A Prourb tomou conhecimento dos fatos e instaurou procedimento para investigar a situação”, afirmou.

Também na sexta, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirmou que iria realizar vistoria técnica no local para verificar se a construção do Costa Atacadão fazia parte do projeto aprovado em 2019. O projeto original previa uma série de construções, como cinemas, teatros, restaurantes e quadras esportivas, com o objetivo de revitalizar a região.

Veja a nota completa do Iphan:
“Em 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou concurso público de projetos de arquitetura para o Setor de Recreações Públicas Norte (SRPN), considerando a possibilidade de exploração de um potencial construtivo correspondente a milhares de metros quadrados de área, que englobam edificações de caráter esportivo, de lazer e comércio associados.

O projeto vencedor, que à época foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), teve sua implantação fortemente impactada pela Pandemia de covid-19, que alterou o cronograma de obras e demandou a redefinição de alguns dos pontos do projeto.

Diante das recentes notícias a respeito da construção de edificação na área, o Iphan irá realizar vistoria técnica para avaliar se a intervenção compõe uma das etapas do projeto”, finaliza.

O outro lado
Em nota enviada às redações, a concessionária disse que as obras iniciadas recentemente são parte de uma nova área comercial e de entretenimento, que vai trazer ainda mais opções de lazer para a população brasiliense”.

“Buscando sempre a transparência e o diálogo, paralisaremos estas obras até garantir o alinhamento do projeto com os interesses dos cidadãos de Brasília, através do diálogo com as autoridades competentes. Desde que assumiu a concessão, a Arena BSB sempre esteve empenhada em modernizar os equipamentos concedidos, e já se tornou uma referência no turismo de nossa cidade, recolocando Brasília no roteiro dos grandes shows e eventos esportivos nacionais e internacionais”, diz a nota.

Veja também

Em imersão cultural e de negócios nos Emirados Árabes Unidos, …

Solidão e isolamento estão entre as causas mais comuns de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.