GPS Brasília comscore

Costa Atacadão não dá detalhes sobre a loja que está sendo erguida no Eixo Monumental

Segundo a empresa, por estratégia, "ainda não estamos divulgando o projeto"
A loja do Costa Atacadão no Mané Garrincha já tem pilares e estacas
A loja do Costa Atacadão no Mané Garrincha já tem pilares e estacas | Foto: Jorge Eduardo Antunes

Compartilhe:

A loja do Costa Atacadão que está sendo erguida no complexo esportivo do Estádio Mané Garrincha seria, segundo a Arena 360 (empresa que administra o espaço público), “um empório, uma loja conceito do grupo”. Mas a construção está envolta em mistério. De acordo com a assessoria do grupo, não há autorização para divulgar detalhes do empreendimento que desvirtua o coração de Brasília.

Em e-mail enviado na tarde desta sexta-feira (20) à redação do GPS|Brasília, o Costa Atacadão afirma que a obra possui todas as licenças necessárias. “No entanto, por estratégia da empresa, ainda não estamos divulgando o projeto. Assim que autorizado, expandiremos a comunicação para todos os veículos de mídia”, informa a mensagem.

Perguntas como quantos metros quadrados serão construídos, qual o prazo para a conclusão do espaço, se este foi arrendado pela Arena 360 ficaram sem resposta, assim como outra fundamental: se havia outras áreas em vista, fora do Eixo Monumental, para a instalação do novo empreendimento.

Advertências de arquitetos e urbanistas
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) afirmou que há um projeto selecionado em concurso publico e, aparentemente, a obra está devidamente licenciada. Mas é necessário verificar se a edificação já estava prevista no projeto original. “Atuaremos em conjunto a outros órgãos, como o Iphan, para verificar se há algum ponto que eventualmente fira o tombamento”, destaca o comunicado enviado à redação do GPS|Brasília.

O CAU/DF também destacou que compete aos órgãos fiscalizadores do GDF emitir licença, mesmo para instalações temporárias, “apenas para operações que não estejam em desacordo com a legislação vigente” e disse que “tem se colocado à disposição para discutir, contribuir e aprimorar essa ações de fiscalização”.

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Departamento do Distrito Federal, Luiz Eduardo Sarmento, disse ao GPS|Brasília que a entidade “vê com muita preocupação a não execução das obras conforme o projeto escolhido por meio de concurso público”.

“A execução das edificações, das intervenções urbanas, paisagísticas e edilícias naquele conjunto, por contrato de concessão, foi uma luta da sociedade civil e deve seguir o concurso público realizado, que foi pago, tem projeto executivo e foi colocado como instrumento para não permitir que quem recebesse a concessão fizesse o que bem entendesse em uma área extremamente importante para a metrópole brasiliense, no coração de Brasília, que é um conjunto urbano e arquitetônico patrimônio mundial, nacional e distrital reconhecido”, disse.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou que vai investigar a construção da loja do Costa Atacadão no Estádio Mané Garrincha. A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) está conduzindo o procedimento.

“A Prourb tomou conhecimento dos fatos e instaurou procedimento para investigar a situação”, afirmou o órgão ao GPS|Brasília.