Categories: Esportes

No Aberto da República, Gustavo Heide derruba cabeça de chave número 2

Depois da épica vitória de João Fonseca, de apenas 17 anos, sobre o norte-americano Aleksandar Kovacevic (120º do ranking da ATP e cabeça de chave 4), o Brasil viu mais um jogador se destacar no Aberto da República – ATP Challenger 100. O paulista Gustavo Heide (248º e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santiago nas duplas) venceu o cabeça de chave número 2 do torneio, o chileno Tomas Barrios Vera (104º), por 7/6 e 6/4, nesta quarta-feira (22).

Heide abriu a programação da quadra central. Depois do nervosismo inicial da estreia, o paulista impôs o seu ritmo e chegou a anotar 10 aces. “As condições aqui estão bem rápidas. Acho que o meu saque foi o ponto forte. Primeira rodada sempre tem aquele nervosismo. Ainda mais contra o Tomas, que é um grande jogador. Então eu já sabia que seria um jogo duro. Entrei muito empenhado para fazer o que combinei com os meus treinadores”, afirmou.

Na próxima rodada do Aberto da República, Gustavo Heide enfrenta o argentino Juan Pablo Ficovich (282º), que passou com facilidade pelo brasileiro Pedro Sakamoto, marcando 6/1 e 6/2. A partida está programada para a quadra central, nesta quinta-feira (23), às 10h.

Mateus Alves devolveu a derrota do qualifying e eliminou Fernando Romboli em apenas dois sets. Foto: Luiz Cândido/CBT

Outro brasileiro que avançou foi o paulista Mateus Alves (442º), que derrotou Fernando Romboli por 7/5 e 6/3. Os dois haviam se enfrentado na última rodada do qualifying, com vitória de Romboli. Mas Alves entrou na chave como lucky loser, após desistência do cearense Thiago Monteiro, devido a uma lesão na mão.

“No quali, o nosso jogo foi muito parelho. Então, já sabia como jogar contra ele, o que fazer de diferente para tentar deixar o jogo mais difícil. Consegui devolver bem nos momentos importantes, jogar melhor com o meu saque, e acho que esses fatores me ajudaram bastante”, disse Alves, que nas oitavas desafia o chileno Alejandro Tabilo (106º), que venceu o peruano Ignacio Buse por 6/4 e 7/6.

Nos outros jogos do torneio de simples do Aberto da República, o cabeça de chave número 1, o chileno Cristian Garin, confirmou o favoritismo e venceu o brasileiro João Reis da Silva por 7/5 e 6/4. O norte-americano Tristan Boyer passou pelo argentino Renzo Olivo (6/1 e 6/4) e o também argentino Santiago Rodriguez Taverna superou Nicolas Moreno de Alboran, dos Estados Unidos, por 3/6, 6/4 e 7/6.

A chuva atrapalhou a programação. O jogo das oitavas de final entre o carioca João Fonseca e o argentino Roman Burruchaga foi adiado e será disputado nesta quinta-feira, na quadra central, por volta das 11h30. O torneio também prevê dois jogos de simples na quadra 2 nesta quinta-feira. Lá, o argentino Thiago Tirante enfrenta e o brasileiro Gilbert Klier Junior. Depois, o monegasco Valentin Vacherot joga com o australiano Bernard Tomic. O Aberto da República – ATP Challenger 100 distribuirá uma premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos para o campeão do torneio.

Muitos adiamentos nas duplas
No torneio de duplas do Aberto da República, só três partidas foram disputadas. Os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos venceram Benjamin Lock, de Zimbábue, e Rubin Statham, da Nova Zelândia, por 6/4, 5/7 e 10/8. Os brasileiros Mateus Alves e Gabriel Decamps bateram os peruanos Connor Huertas del Pino e Arklon Huertas Del Pino Cordova por 7/5 e 6/4. Por último, Orlando Luz e o mexicano Miguel Ángel Reyes-Varela venceram a dupla australiana Adam Taylor e Bernard Tomic, por 6/3 e 6/4.

Nesta quinta-feira, Luz e Varela enfrentam os bolivianos Arias e Zeballos, por volta de 11h30, na quadra 4, já pela segunda rodada. Também serão jogados vários confrontos da primeira rodada. O duelo de brasileiros entre Marcelo Demoliner e Rafael Matos e Gilbert Soares Klier Junior e Gustavo Heide será na quadra central, por volta de 12h40.

Na quadra 3, às 10h, haverá o encontro do argentino Santiago Rodriguez Taverna e do suíço Luca Margaroli com o venezuelano Nicolás Barrientos e o sueco Andre Goransson. Logo depois, o jogo é entre os argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Durán e os brasileiros João Reis da Silva e Eduardo Ribeiro. Depois, jogam o uruguaio Ignacio Carou e o argentino Thiago Tirante com o venezuelano Luis David Martinez e o argentino Federico Agustin Gomez.

A partida dos brasileiros Marcelo Zormann e Fernando Romboli com o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran e o brasileiro Matheus Pucinelli de Almeida, começa às 10h, na quadra 4. No restante do dia, a organização tentará realizar outros jogos da segunda rodada do torneio de duplas, se o tempo ajudar.

Jorge Eduardo Antunes

É jornalista com uma carreira de mais de 34 anos, já tendo trabalhado em diversas redações, assessorias e também no rádio. Atua como editor e publisher do GPS.

Posts Recentes

Com 37,5ºC, DF bate novo recorde de calor neste sábado (5)

DF está em alerta vermelho por causa da baixa umidade

35 minutos ago

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

56 minutos ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

2 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

2 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

2 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

3 horas ago