GPS Brasília comscore

Aberto da República: João Fonseca brilha na Arena BRB

Aos 17 anos, primeiro colocado no ranking juvenil da ATP derrota o 120° dos profissionais e avança no Aberto da República
João Fonseca, de 17 anos, obteve sua maior vitória na carreira ao derrotar o tenista 120 do mundo
João Fonseca, de 17 anos, obteve a maior vitória na carreira ao derrotar o tenista 120 do mundo. Foto: Luiz Candido/CBT

Compartilhe:

A jovem revelação brasileira João Fonseca (790°), de 17 anos e atual número 1 do ranking mundial juvenil, conseguiu uma vitória épica na estreia do Aberto da República – ATP Challenger 100. Ele derrotou o norte-americano Aleksandar Kovacevic, 120° do ranking da ATP e cabeça de chave n° 4 do torneio, por dois sets a um, parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7/2). Agora, pelas oitavas de final, ele enfrentará o argentino Roman Burruchaga, que derrotou o compatriota Hernan Casanova por dois sets a um, parciais de 1/6, 7/5 e 6/1. O jogo será na quadra central, por volta das 17h30.

Cabeça de chave número 1 do Aberto da República, o chileno Cristian Garin bateu o brasileiro Orlando Luz por 6/0 e 6/4. Seu próximo rival, pelas oitavas, também é brasileiro. João Reis da Silva precisou de dois tie-breaker para vencer o peruano Gonzalo Bueno, com parciais de 7/6 (7/2) e 7/6 (9/7). O confronto será as 10h desta quarta-feira (22), na quadra 2. Ainda pelas oitavas, um jogo de classificados na segunda-feira, com o argentino Santiago Rodriguez Taverna enfrentando o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran, em jogo marcado para 10h, na quadra 4.

Outros jogos da primeira rodada
Com dois tie-breaks, Renzo Olivo, da Argentina, venceu Benjamin Lock, de Zimbábue, parciais de 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5). Seu próximo rival será o norte-americano Tristan Boyer, que bateu o argentino Guido Andreozzi por 6/4 e 6/3, em partida prevista para 11h30 desta quarta-feira, na quadra 3.

O monegasco Valentin Vacherot derrotou o jamaicano Blaise Bicknell, por um duplo 6/1 e desafiará o australiano Bernard Tomic, que superou o norte-americano Oliver Crawford por 6/3 e 6/2, em partida agendada para quinta-feira (23). Em um duelo de argentinos, Thiago Tirante venceu Facundo Bagnis por 6/2 e 6/4. O adversário será o brasileiro Gilbert Klier Junior, que venceu Wilson Leite por 7/6 e 7/5.

Rodada inaugural termina nesta quarta-feira (22)
Pela manhã, haverá o complemento da primeira rodada da chave principal. Às 10h, o brasileiro Gustavo Heide (248°) desafia o chileno Tomas Barrios Vera (104°) e cabeça de chave 2 do torneio. No mesmo horário, Fernando Romboli encara o lucky loser Mateus Alves, que entrou na competição com a desistência de Thiago Monteiro. Os dois se enfrentaram no qualifying, com vitória do primeiro em um jogo duríssimo (7/6, 6/7 e 7/6). Por volta de 11h30, o portenho Juan Pablo Ficovich encara o brasileiro Pedro Sakamoto. No mesmo horário, o peruano Ignacio Buse desafia o chileno Alejandro Tabilo.

O Aberto da República – ATP Challenger 100 distribuirá uma premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos para o campeão do torneio, que é apresentado pelo Banco BRB, com realização do Instituto Brasil Respeito Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Duplas
O torneio de duplas do Aberto da República começa nesta quarta-feira. Às 11h20, na quadra 4, jogarão Benjamin Lock, de Zimbábue, e Rubin Statham, da Nova Zelândia, contra os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos. Às 12h40, a dupla australiana Adam Taylor e Bernard Tomic enfrenta o brasileiro Orlando Luz e o mexicano Miguel Ángel Reyes Varela, na quadra central.

No mesmo horário, na quadra 3, os peruanos Connor Huertas del Pino e Arklon Huertas Del Pino Cordova enfrentam os brasileiros Mateus Alves e Gabriel Decamps. Na quadra 2, também às 12h40, a disputa é entre os argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Durán e os brasileiros João Reis da Silva e Eduardo Ribeiro. E ,na quadra 4, o uruguaio Ignacio Carou e o argentino Thiago Tirante jogam com o venezuelano Luis David Martinez e o argentino Federico Agustin Gomez.

Por fim, às 14h, serão três jogos: na quadra central, duelo de brasileiros: Marcelo Demoliner e Rafael Matos contra Gilbert Soares Klier Junior e Gustavo Heide. Na quadra 2, os tambem brasileiros Marcelo Zormann e Fernando Romboli pegam o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran e o brasileiro Matheus Pucinelli de Almeida. Na quadra 3, o argentino Santiago Rodriguez Taverna e o suíço Luca Margaroli encaram o venezuelano Nicolás Barrientos e o sueco Andre Goransson.