GPS Brasília comscore

No Aberto da República, Gustavo Heide derruba cabeça de chave número 2

Chuvas desta quarta-feira (22)em Brasília provocaram adiamento de várias partidas
Gustavo Heide fez bonito e eliminou o cabeça de chave número 2 do Aberto da República
Gustavo Heide fez bonito e eliminou o cabeça de chave número 2 do Aberto da República. Foto: Luiz Cândido/CBT

Compartilhe:

Depois da épica vitória de João Fonseca, de apenas 17 anos, sobre o norte-americano Aleksandar Kovacevic (120º do ranking da ATP e cabeça de chave 4), o Brasil viu mais um jogador se destacar no Aberto da República – ATP Challenger 100. O paulista Gustavo Heide (248º e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santiago nas duplas) venceu o cabeça de chave número 2 do torneio, o chileno Tomas Barrios Vera (104º), por 7/6 e 6/4, nesta quarta-feira (22).

Heide abriu a programação da quadra central. Depois do nervosismo inicial da estreia, o paulista impôs o seu ritmo e chegou a anotar 10 aces. “As condições aqui estão bem rápidas. Acho que o meu saque foi o ponto forte. Primeira rodada sempre tem aquele nervosismo. Ainda mais contra o Tomas, que é um grande jogador. Então eu já sabia que seria um jogo duro. Entrei muito empenhado para fazer o que combinei com os meus treinadores”, afirmou.

Na próxima rodada do Aberto da República, Gustavo Heide enfrenta o argentino Juan Pablo Ficovich (282º), que passou com facilidade pelo brasileiro Pedro Sakamoto, marcando 6/1 e 6/2. A partida está programada para a quadra central, nesta quinta-feira (23), às 10h.

Mateus Alves Foto Luiz Cândido CBT
Mateus Alves devolveu a derrota do qualifying e eliminou Fernando Romboli em apenas dois sets. Foto: Luiz Cândido/CBT

Outro brasileiro que avançou foi o paulista Mateus Alves (442º), que derrotou Fernando Romboli por 7/5 e 6/3. Os dois haviam se enfrentado na última rodada do qualifying, com vitória de Romboli. Mas Alves entrou na chave como lucky loser, após desistência do cearense Thiago Monteiro, devido a uma lesão na mão.

“No quali, o nosso jogo foi muito parelho. Então, já sabia como jogar contra ele, o que fazer de diferente para tentar deixar o jogo mais difícil. Consegui devolver bem nos momentos importantes, jogar melhor com o meu saque, e acho que esses fatores me ajudaram bastante”, disse Alves, que nas oitavas desafia o chileno Alejandro Tabilo (106º), que venceu o peruano Ignacio Buse por 6/4 e 7/6.

Nos outros jogos do torneio de simples do Aberto da República, o cabeça de chave número 1, o chileno Cristian Garin, confirmou o favoritismo e venceu o brasileiro João Reis da Silva por 7/5 e 6/4. O norte-americano Tristan Boyer passou pelo argentino Renzo Olivo (6/1 e 6/4) e o também argentino Santiago Rodriguez Taverna superou Nicolas Moreno de Alboran, dos Estados Unidos, por 3/6, 6/4 e 7/6.

A chuva atrapalhou a programação. O jogo das oitavas de final entre o carioca João Fonseca e o argentino Roman Burruchaga foi adiado e será disputado nesta quinta-feira, na quadra central, por volta das 11h30. O torneio também prevê dois jogos de simples na quadra 2 nesta quinta-feira. Lá, o argentino Thiago Tirante enfrenta e o brasileiro Gilbert Klier Junior. Depois, o monegasco Valentin Vacherot joga com o australiano Bernard Tomic. O Aberto da República – ATP Challenger 100 distribuirá uma premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos para o campeão do torneio.

Muitos adiamentos nas duplas
No torneio de duplas do Aberto da República, só três partidas foram disputadas. Os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos venceram Benjamin Lock, de Zimbábue, e Rubin Statham, da Nova Zelândia, por 6/4, 5/7 e 10/8. Os brasileiros Mateus Alves e Gabriel Decamps bateram os peruanos Connor Huertas del Pino e Arklon Huertas Del Pino Cordova por 7/5 e 6/4. Por último, Orlando Luz e o mexicano Miguel Ángel Reyes-Varela venceram a dupla australiana Adam Taylor e Bernard Tomic, por 6/3 e 6/4.

Nesta quinta-feira, Luz e Varela enfrentam os bolivianos Arias e Zeballos, por volta de 11h30, na quadra 4, já pela segunda rodada. Também serão jogados vários confrontos da primeira rodada. O duelo de brasileiros entre Marcelo Demoliner e Rafael Matos e Gilbert Soares Klier Junior e Gustavo Heide será na quadra central, por volta de 12h40.

Na quadra 3, às 10h, haverá o encontro do argentino Santiago Rodriguez Taverna e do suíço Luca Margaroli com o venezuelano Nicolás Barrientos e o sueco Andre Goransson. Logo depois, o jogo é entre os argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Durán e os brasileiros João Reis da Silva e Eduardo Ribeiro. Depois, jogam o uruguaio Ignacio Carou e o argentino Thiago Tirante com o venezuelano Luis David Martinez e o argentino Federico Agustin Gomez.

A partida dos brasileiros Marcelo Zormann e Fernando Romboli com o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran e o brasileiro Matheus Pucinelli de Almeida, começa às 10h, na quadra 4. No restante do dia, a organização tentará realizar outros jogos da segunda rodada do torneio de duplas, se o tempo ajudar.