GPS Brasília comscore

‘Movimente’ tem 1º dia marcado por show de Alcione e talk com Lu Alckmin

Um projeto inédito em Brasília com a presença de mais de mil mulheres. O sucesso do primeiro dia do ‘Movimente‘, promovido pelo Sebrae-DF e com apoio da Fecomércio-DF, já era esperado, mas tornou-se real para os envolvidos logo de cara. 

No auditório do Centro de Convenções Brasil 21, mulheres de relevância tomaram o palco e todos os assentos do espaço. O ‘Movimente’, com curadoria e consultoria do GPS|Brasília, foi oficialmente lançado, nessa quinta-feira (29), para cumprir a missão de impulsionar o empreendedorismo feminino na capital.

Alimentado por uma ampla pesquisa feita com mulheres de variadas regiões administrativas do DF para identificar suas dores relacionadas ao empreender, o evento foi aberto por Rose Rainha, superintendente do Sebrae-DF, e, entre as convidadas, contou com a presença de autoridades do governo do DF e da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin.

“O ‘Movimente’ surgiu da necessidade de pensarmos juntos sobre políticas públicas que olhem para as mulheres empreendedoras. É a união de todos os Poderes, da sociedade e do empresariado. Sabemos que as oportunidades para as mulheres ainda são mais difíceis”, afirmou Rose, em conversa com o GPS.

Durante seu discurso de abertura, Rose aproveitou para fazer uma linda homenagem à sua mãe, onde a agradeceu por estar onde está. “Minha mãe sempre me apoiou e foi fundamental na minha jornada”, compartilhou.

Em seguida, foi a vez de Celina Leão subir ao palco. A vice-governadora do DF agradeceu o convite em nome do governador Ibaneis Rocha, que enviou seu primeiro escalão para o evento, como Ana Paula, Secretária de Desenvolvimento Social, Giselle Ferreira, Secretária da Mulher, Clara Roriz, Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade, e Ludmila Galvão, procuradora-geral do DF. 

“Passar o dia aqui falando sobre aquilo que move nosso coração, sobre o que pode ser a mola transformadora do mundo, que são as mulheres, é uma alegria muito grande”, disse Celina. 

Lu Alckmin foi a escolhida para abrir os talks do evento. Idealizadora do Padaria Social, projeto que oferece aulas de panificação a mulheres e que agora também foi implementado em Brasília, dona Lu falou sobre o tema ‘Empreendedorismo Social’.

“Fiquei muito feliz em estar aqui com todas essas mulheres e podendo apresentar ao Sebrae-DF o Padaria Artesanal, que transforma vidas de mulheres e de homens. O curso é simples. Ensinamos mulheres a fazerem dez tipos de pães em apenas um dia. Elas voltam para casa já alimentando suas famílias e gerando renda”, contou a segunda-dama ao GPS. 

Ainda no dia de lançamento, Eva Pedersen, embaixadora da Dinamarca no Brasil, Beatrice Kinyua, adida comercial da embaixada do Quênia, e Paula Tavares, senior legal and gender specialist no Banco Mundial, conversaram sobre ‘Experiências Internacionais de Empreendedorismo Feminino’.

Giselle Ferreira, secretária da mulher do DF, parabenizou Rose Rainha por iniciar o mês das mulheres com esse evento tão importante. “É um orgulho para nós falar sobre a pauta do empreendedorismo e da capacitação. Sempre falo que o conhecimento liberta e transforma”, disse. 

Beatrice Kinyua, Adida Comercial da embaixada do Quênia, e Eva Pedersen, Embaixadora da Dinamarca

Celina Leão

Outra figura de grande importância para a capital, Janete Vaz, cofundadora do grupo Sabin, falou ao GPS sobre a relevância dos projetos que colocam as mulheres no centro da discussão. 

“Hoje, o empreendedorismo é uma necessidade. Qualquer mulher pode chegar lá. Esse movimento vai trazer exatamente isso, modelos e inspirações, além de mostrar caminhos”, explanou Janete. 

Para finalizar o primeiro dia do ‘Movimente’, Alcione, com cinco décadas de carreira, fez uma linda homenagem às empreendedoras com um show especial. 

Nesta sexta-feira (1), após a realização de quatro fóruns temáticos, Janete comandou o talk sobre “Desafios e Oportunidades para o Empreendedorismo Feminino”, ao lado de Mônica Monteiro.

Márcia Zarur, Ana Hickmann, Daniella Marques, Paula Tavares e Mayara Noronha também estão presentes nos debates deste segundo dia, além de Cláudia Pereira, empresária à frente da agência Gabinete C, que participou do fórum sobre consciência social. 

“Vivemos uma era em que é muito significativo que as mulheres se coloquem, coloquem suas histórias. Vivemos milênios de patriarcado. Começamos a votar há muito pouco tempo e estamos ocupando nossos espaços em um período muito curto. É preciso valorizar as mulheres. Somos capazes de fazermos tudo que os homens fazem”, afirmou Cláudia. 

No fechamento do projeto, ainda nesta sexta, o estudo do fórum realizado pela manhã será entregue pela primeira-dama Mayara Noronha, entusiasta da causa, que se encarregará de abraçar o projeto e contribuir para que se torne realidade e multiplique CNPJs. 

 

 

Confira os registros do primeiro dia do projeto feitos por Rayra Paiva:

Veja também

O interesse por alimentação natural para pets tem crescido significativamente, …

Ele acredita que fortalecer as empresas americanas, reduzir a dependência …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI