GPS Brasília comscore

Projeto do Sebrae-DF sobre empreendedorismo feminino traz Alcione como atração

Após pesquisa sobre o segmento, Sebrae-DF estreia 'Movimente' com dois dias de evento e mulheres de referência
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Compartilhe:

No mês da mulher, o Sebrae-DF, com apoio da Fecomércio-DF, realiza um projeto inédito em Brasília. Ao longo de dois dias, 29 de fevereiro e 1 de março, no Centro de Convenções Brasil 21, o ‘Movimente’ pretende reunir mais de mil mulheres, todas elas empreendedoras do DF de baixa até alta renda.

No dia do lançamento, a partir das 18h30, a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, recebe o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora do DF, Celina Leão, para apresentar o propósito e a missão do que promete ser um grande legado a ser construído para as mulheres da cidade.

Rose Rainha (Foto: JP Rodrigues)
Rose Rainha (Foto: JP Rodrigues)

Ainda no primeiro dia, o evento contará com a ilustre presença da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, que falará sobre o tema ‘Empreendedorismo social’, fruto do Padaria Artesanal, projeto criado por dona Lu, que oferece aulas de panificação, agora implementado em Brasília.

Neste mesmo dia, Eva Pedersen, embaixadora da Dinamarca no Brasil, Beatrice Kinyua, adida comercial da embaixada do Quênia, e Paula Tavares, senior legal and gender specialist no Banco Mundial, conversarão sobre a pauta ‘Experiências Internacionais de Empreendedorismo Feminino’.

Lu Alckmin
Lu Alckmin
 

Para encerrar a programação deste dia, a cantora Alcione, com 50 anos de carreira, fará uma homenagem às empreendedoras do DF com um grande show. 

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Dinâmica do empreendedorismo feminino no DF e o ‘Movimente’

Após a abertura oficial e os festejos, o segundo dia traz um momento de reflexão e estudo. A partir de uma pesquisa focal em todas as regiões administrativas, envolvendo cerca de três mil mulheres, e em busca de entender a dinâmica do empreender feminino no DF, um panorama real e preocupante sobre empresarial em Brasília foi traçado. 

Esse estudo identificou as dores que essas mulheres sofrem ao tentar ter seu próprio negócio. Dentro desse quadro, criou-se o fórum ‘Movimente’, este dividido entre os quatro maiores gargalos na vida das empreendedoras: vulnerabilidade, consciência social, empreendedorismo e inovação e saúde.

Rose Rainha elencou um time de oitenta pessoas de notório saber, entre acadêmicos, magistrados, parlamentares, empresários e organizações, para participar deste debate durante uma manhã de estudos. 

O resultado desse encontro transformará o material em um documento entregue às autoridades competentes dos três poderes locais, no intuito de construir uma agenda assertiva e políticas públicas que, de fato, consigam promover a ascensão das mulheres nos negócios, bem como sua independência financeira e saúde física e mental. 

Após esse momento de contemplação, a parte da tarde se destinará a grandes mulheres. Com a jornalista Marcia Zarur como mestre de cerimônia, uma plenária receberá Ana Hickmann e Daniella Marques, ambas falando no painel ‘Rompendo o Ciclo da Violência Moral e Patrimonial’.

Ana Hickmann
Ana Hickmann

Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin, e Mônica Monteiro, diretora executiva do BRICS Women’s Business Alliance comandarão o talk sobre ‘Desafios e Oportunidades para o Empreendedorismo Feminino’. 

Em seguida, Paula Tavares, Senior Legal and Gender Specialist no Banco Mundial, palestrará a pauta de Empreendedorismo Feminino no Mundo. 

Ao final do dia, o estudo do fórum realizado pela manhã, já compilado pelos técnicos do Sebrae-DF, será entregue pela primeira-dama Mayara Noronha, entusiasta da causa, que se encarregará de abraçar o projeto e contribuir para que se torne realidade. 

O evento é gratuito e permite inscrições de apenas CNPJ neste lik. Confira a programação completa de ambos os dias.