GPS Brasília comscore

Morre jornalista Antero Greco, aos 69 anos

O jornalista enfrentava um tumor no cérebro diagnosticado em 2022, já em fase avançada
Antero Greco na bancada do SportsCenter, programa que o fez conquistar uma legião de adimiradores | Foto: reprodução/ESPN
Antero Greco na bancada do SportsCenter, programa que o fez conquistar uma legião de adimiradores | Foto: reprodução/ESPN

Compartilhe:

O Brasil perdeu, nesta quinta-feira (16), Antero Greco, um dos grandes nomes do jornalismo esportivo. Lutando contra um câncer no cérebro desde 2022, o paulista faleceu no hospital Mirante da Beneficência Portuguesa, onde estava em coma.

“Exame aqui, biópsia aqui e acolá, a coisa ia de ‘médio’ para ‘grave a gravíssimo’ e para ‘coisa muito ruim’, depois foi rebaixado para ‘grave’. Fiz radioterapia e quimioterapia”, disse Antero em maio de 2023, quando voltou a trabalhar ocasionalmente nos estúdios da ESPN.

A despedida de Antero será no Cemitério do Redentor, em São Paulo, ao meio-dia desta quinta-feira. E o enterro às 16h.

O adeus de Amigão

No dia 10 de maio, Paulo Soares, conhecido como “Amigão”, se despediu de Antero. Os dois formaram juntos uma das duplas mais famosas do jornalismo esportivo, animando as noites e madrugadas no SportsCenter, da ESPN Brasil.

A carta de Amigão viralizou nas redes sociais e emocionou os fãs do jornalista. O adeus desencadeou uma série de homenagens de colegas e admiradores do trabalho de Antero.

“Amigos, infelizmente o meu grande amigo e de todos nós, Antero Greco, está em seus dias finais. Tumor cerebral. Lutou desde junho de 22, mas agora não há mais o que fazer. Está no Mirante da Beneficência Portuguesa. Dorme um sono profundo, sereno. Não acorda e não fala mais. Se alimenta por sonda. Sinais vitais ainda respondem bem. Família presente, apenas Cris, que vive em Paris, ainda não está. Chega na terça. Hoje fui com Alex Tseng, João Simões e Roberto Salim, me despedir dele. Muito triste e difícil. Imaginávamos ainda voltar à bancada do SportsCenter. Nosso sonho acabou. Vamos enviar luz e paz para que seja uma passagem tranquila. Um amigo doce, querido, divertido e muito inteligente. Antero, my friend, seu cabeçudo, acorda!!!!”, escreveu Amigão em texto postado na coluna de Juca Kfouri, ao Uol.

Quem foi Antero Greco

Antero Greco, nascido em 2 de junho de 1954 no bairro do Bom Retiro em São Paulo, foi um renomado jornalista brasileiro com uma longa e ilustre carreira no jornalismo esportivo. Filho de imigrantes italianos, Giovanni Greco e Ernestina Ferraro, Antero cresceu imerso na cultura e na paixão pelo futebol, o que acabaria por moldar seu destino profissional.

Após concluir seus estudos no Liceu Coração de Jesus, escola administrada pelos padres salesianos, Antero ingressou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde se graduou em Jornalismo. Sua carreira teve início em 1974, quando começou como revisor no prestigiado jornal O Estado de S. Paulo.

Sua trajetória inclui passagens por importantes veículos de comunicação, como a Agência Estado e o Diário Popular (atual Diário de S. Paulo), onde atuou como chefe de reportagem, editor assistente e colunista. Sua ligação com o jornal O Estado de S. Paulo foi marcante em diferentes momentos de sua carreira, destacando-se como editor de Esportes em duas ocasiões, além de sua contribuição como colunista.

Na televisão, Greco deixou sua marca na ESPN Brasil, onde se tornou uma figura icônica como comentarista do programa SportsCenter, ao lado de Paulo Soares, o “Amigão”. Sua personalidade descontraída e suas análises precisas conquistaram o público, tornando-o uma presença querida nas telas. A dupla Greco e Amigão se tornou sinônimo de diversão, proporcionando momentos memoráveis de entretenimento para os espectadores.

Fora dos holofotes, Antero Greco ficou conhecido por sua paixão pela leitura e chegou a possuir uma biblioteca pessoal com mais de dez mil volumes. Antero enfrentava uma batalha contra um tumor cerebral diagnosticado em 2022, já em estágio avançado.

Últimas

Política