GPS Brasília comscore

CBF suspende o Campeonato Brasileiro por duas rodadas

Após consulta aos 20 clubes, entidade recebeu pedido de suspensão da competição de 15 deles
A CBF decidiu susoender o Brasileirão por dois finais de semana
A CBF decidiu susoender o Brasileirão por dois finais de semana. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Compartilhe:

Em ofício divulgado na tarde desta quarta-feira (15), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a paralisação do Campeonato Brasileiro por duas rodadas, atendendo a um pedido de 15 times dos 20 que participam da Série A. Com isso, as rodadas dos dois próximos fins de semana não ocorrerão. Em princípio, o Brasileirão volta a ter jogos no dia 1º de junho, válidos pela 9ª rodada.

Segundo a nota da entidade, “o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil”. Com isso, não seria possível esquecer que o esporte e a sociedade caminham lado a lado, “não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”.

Além de se solidarizar com as vítimas, a CBF revelou que fez consultas aos 20 clubes participantes da Série A, recebendo o pedido de  suspensão por 15 equipes. Os clubes são Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Vasco e Vitória. A nota da entidade não revela a posição dos outros cinco clubes – Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo. 

A suspensão também levou em conta o pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que endossou o pleito dos seus clubes filiados – Grêmio Internacional e Juventude. A CBF confirmou ainda a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A, no dia 27 de maio.

Na ocasião, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições, registro e transferência de jogadores, direitos de transmissão e patrocínios e As competições internacionais – Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, com a presneça dos presidentes das 10 federações com times envolvidos na competição.