GPS Brasília comscore

Marina Giuberti é primeira e única mestre cavista estrangeira na França

Referência em vinhos raros e artesanais, a Divvino Paris integra lista das 100 melhores caves da França

Compartilhe:

Você sabia que uma das melhores lojas de vinhos de Paris é de uma brasileira? Sim! É a **Divvino**, uma loja fundada por **Marina Giuberti** em 2013 e que integra lista das **100 melhores caves da França**.

A cave Divvino Paris se tornou uma **referência em vinhos raros, artesanais e orgânicos** na capital francesa e atualmente, além de um site de vendas, tem duas lojas físicas: a Divvino Charonne, primeiro endereço da marca, fica no **_11° arrondissement_ de Paris**, _quartier_ jovem e gastronômico; e a Divvino Marais, localizada na _**16 rue Elzevir**_, na charmosa e histórica região do Marais, onde a cave subterrânea do século XVI e as fachadas são tombadas pela prefeitura da cidade.

Há 17 anos morando na Europa, Marina que é **capixaba**, é a **única mestre cavista estrangeira na França**. Com uma seleção de garrafas que reúne mais de 1.200 referências de países como França, Itália, Portugal e Alemanha, incluindo pequenos produtores e vinhos biodinâmicos, a Divvino Paris entrou para a lista das melhores caves da França, entre **mais de 6 mil endereços**, na eleição mais recente da renomada revista francesa Le Point.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/divvino_1_7c45f2966e.jpg)

![Foto: João Varela](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Divvino_Marais11_Photo_de_Joao_Varela_274d7aef05.jpg)

Além de mestre cavista, Marina é a **primeira brasileira a ter o título de Brevet Professionnel de l’Etat de Sommelerie (BEP)**. O título, concedido pelo governo da França e um dos mais concorridos do país, exige imersão de uma semana em todas as regiões vinícolas francesas, com avaliações locais, além de aprovação em treze etapas, entre **provas escritas, degustações e serviços às cegas**. Em maio de 2022, ela foi eleita presidente regional da Confederação de Cavistas Independentes da Île de France.  

Com uma abordagem focada na experiência do cliente, as duas lojas também são **wine bar** e oferecem mais de **20 vinhos em taças**, com degustação, que vão desde o “Tour de France”, uma degustação de títulos de quatro regiões francesas, até uma harmonização de champagne e caviar. “_**O propósito é compartilhar expertise, o vinho e criar encontros inesquecíveis na Divvino Paris e nas degustações**_”, diz Marina.

**Formada em Nutrição Clínica**, na Universidade Santa Úrsula, no Rio de
Janeiro, Marina deixou a cidade, onde foi gerente de restaurantes, para mudar de vida e carreira com um mestrado em Food and Wine, no coração dos vinhedos do Piemonte.

![DSC_2858-Edit.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/DSC_2858_Edit_f5df69541d.jpg)

Em 2006, se mudou para a cidadezinha italiana de Costigliole d’Asti no
Piemonte onde fez o curso **Master Food and Wine do Italian Culinary Institute for Foreigners**. A partir daí ela não parou mais. Mudou-se para Pádua (onde estagiou no Le Calandre, restaurante 3 estrelas Michelin), Milão (trabalhou no restaurante vegetariano Joia, 2 estrelas Michelin) e finalmente Paris (trabalhou no restaurante HP, no extinto La Bigarrade – com o chef 2 estrelas Michelin Christophe Pelé – e 5 anos numa enoteca onde um dos sócios é da família Hermés).

Frequentada tanto pelos locais quanto por turistas bem informados, **a loja possui mais de 1.200 referências** desde clássicos – como os grandes châteaux de Bordeaux e marcas famosas de champanhe – até vinhos de produtores artesanais raríssimos e das regiões procuradas pelos **_winehunters_**.