GPS Brasília comscore

Macron critica acordo da União Europeia com EUA: “Europa ainda não se vê suficientemente como potência”

Alíquotas de menos de 1% para bens americanos podem prejudicar produtos locais

O presidente Emmanuel Macron, da França, disse que a União Europeia (UE) fez um acordo desequilibrado com os EUA por não serem temidos o suficiente. A Europa ainda não se vê suficientemente como uma potência. Para ser livre, é preciso ser temido. Nós não fomos temidos o suficiente”, disse o líder francês em uma reunião de gabinete.

Os europeus aceitaram a condição de 15% sobre a maioria de suas exportações para os EUA e, para os bens americanos, a taxa deve cair para abaixo de 1%. O chefe de comércio do bloco, Maros Sefcovic, admitiu que foi “o melhor acordo que poderíamos conseguir sob circunstâncias muito difíceis”. Com o acordo desta forma, é possível que produtos europeus fiquem mais caros que os americanos.

Entre os produtos com prioridade de taxação estão vinhos e destilados (setor considerável nas exportações da EU). O primeiro-ministro François Bayrou, por exemplo, afirmou em uma postagem na rede X: “É um dia sombrio quando uma aliança de povos livres, unida para afirmar seus valores e defender seus interesses, se rende à submissão”.

Macron disse que o acordo não é final que a busca por um acordo mais favorável continua. Por conta de limitações e interesses, um possível livre comércio pode levar anos para acontecer. A líder da oposição francesa, Marine Le Pen, também criticou o acordo, atacando a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen: “O acordo comercial concluído por Ursula von der Leyen com Donald Trump é um fiasco político, econômico e moral”, escreveu Le Pen. “O mínimo que se poderia fazer é reconhecer esse fracasso doloroso em vez de pedir aos franceses, que serão suas primeiras vítimas, que se alegrem com ele”.

Veja também

Perdas no agro começaram logo após as novas regras norte-americanas …

Tapa estalou em rede nacional como um grito daqueles que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI