GPS Brasília comscore

Levantamento indica que 56% dos posts opinativos nas redes sociais apoiam decisão do STF contra Bolsonaro

Estudo também revela que no X (antigo Twitter) a polarização foi mais acentuada, com 53% dos posts celebrando e 42% com críticas

Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgado nesta quinta-feira (27), aponta que 56% das postagens opinativas nas redes sociais são favoráveis à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados réus por tentativa de golpe em 2022.

A pesquisa analisou publicações no X (antigo Twitter), Facebook e Instagram e destacou a diferença na forma como o tema repercutiu em cada plataforma.

Os dados revelam que a maioria dos conteúdos publicados sobre o julgamento (64%) teve tom neutro. No entanto, entre os 36% de postagens que manifestavam opinião, 56% apoiaram o resultado do STF, enquanto 44% foram contrárias à decisão.

O estudo também identificou padrões distintos entre as redes sociais. No X, a polarização foi mais acentuada, com 53% dos posts celebrando a decisão e 42% com críticas aos magistrados, enquanto apenas 5% do conteúdo foi considerado neutro.

No Facebook e no Instagram, por outro lado, a neutralidade predominou: 69% e 67% das postagens, respectivamente. Nos posts opinativos, o apoio à decisão foi de 55% a favor e 45% contrários no Facebook, enquanto no Instagram esse índice foi mais expressivo, com 63% favoráveis e 37% contra.

Apesar do maior número de postagens neutras e favoráveis à decisão do STF, os conteúdos críticos à condenação do ex-presidente tiveram maior engajamento. De acordo com a Nexus, os posts neutros, que representaram 64% do total, receberam apenas 23% das interações.

Já as publicações favoráveis ao julgamento acumularam 26% das interações, enquanto os conteúdos contrários somaram 51% do engajamento total, indicando uma mobilização maior dos apoiadores de Bolsonaro para gerar discussões sobre o tema.

Os dados mostram que a mobilização de publicadores foi maior entre os apoiadores da condenação, enquanto a mobilização das pessoas em geral se deu em movimento contrário, pois os posts críticos à decisão do STF representaram mais da metade do total de interações. Isso mostra que os críticos de Bolsonaro até se mobilizaram mais para publicar sobre o tema, mas foram os perfis de direita que se mobilizaram melhor para gerar conversas digitais a respeito do tema”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

Entre os veículos de comunicação tradicionais, a neutralidade foi quase absoluta, representando 95% das postagens sobre o caso. Já perfis ligados à oposição ao governo, incluindo aliados de Bolsonaro, publicaram 91% de conteúdos contrários ao julgamento. Em contrapartida, 100% das postagens da base governista foram favoráveis à decisão do STF.

A decisão unânime do STF, tomada na última quarta-feira (26), acolheu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e os demais acusados. Com isso, eles se tornaram réus e responderão a processos penais e que podem levar a condenações e até penas de prisão.

A Nexus analisou um universo de 18.823 posts coletados nas três plataformas e selecionou uma amostra de 551 publicações que, juntas, representam 90% das interações geradas sobre o tema.

O estudo segmentou os conteúdos em diferentes categorias, como classe política, imprensa independente, veículos tradicionais, influenciadores, páginas de entretenimento e sindicatos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.